Moradias no exterior para estudantes estrangeiros

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você já escolheu o seu curso, a sua universidade, a sua data de viagem. Falta algo muito importante. A sua casa! Onde você vai morar durante o período de estudos no exterior tem uma influência muito grande nesta sua experiência. É importante encontrar a melhor opção para você, onde possa se sentir confortável e acolhido.

Resumidamente, existem três tipos de moradia para estudantes estrangeiros no exterior, cada uma com os seus pontos positivos e negativos.

Dormitórios acadêmicos

Os quartos em dormitórios acadêmicos são providenciados pela universidade e ficam em prédios dentro ou muito próximos ao campus, o que é bastante conveniente para o estudante. Morar perto do local de estudos ajuda-o economizar tempo e dinheiro com transporte. Você dividirá o seu espaço com um roommate (colega de quarto). A universidade, também, é a responsável em selecionar os roommates, desta forma, não é possível escolher com quem morar. Uma taxa de moradia estipulada deve ser paga à instituição - a quantia completa no momento da matrícula ou em mensalidades.

Um ponto positivo desta opção é que os estudantes têm a liberdade de ir e vir quando bem entender. Um ponto negativo é que esta liberdade pode vir acompanhada de maus hábitos, como matar aula, má alimentação e poucas horas de sono.

Homestay

Uma opção que pode fazê-lo se sentir mais acolhido é a homestay, ou seja, ficar em alguma residência familiar. Algumas famílias locais, chamadas de host families, recebem e alugam um quarto de suas casas para estudantes estrangeiros. Você, provavelmente, será tratado como parte da família durante os seus estudos e será convidado a fazer suas refeições com eles. Esta é a opção de moradia que proporciona a experiência completa da cultura do país: a vida da família, os costumes, a culinária, as gírias... E você ainda treina o inglês diariamente, fora do ambiente acadêmico. No entanto, quem está acostumado com total liberdade pode se incomodar um pouco neste tipo de moradia, pois terá de respeitar aos horários e regras da casa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apartamentos e casas alugadas

Você pode ainda optar pelo aluguel de um apartamento ou uma casa. Existem várias alternativas: dividir a moradia com outros estudantes da sua sala; procurar um quarto para alugar em algum apartamento/casa de estudantes que já estão no país há algum tempo; alugar um lugar mobiliado, ou mobiliá-lo da forma que quiser; e escolher a localização da sua preferência (imóveis mais próximos do campus costumam ser mais caros). Esta é, sem dúvidas, a opção que proporciona maior liberdade, porque não possui nenhum vínculo com a universidade ou com família. Mas é, também, a mais trabalhosa, pois você que irá lidar com contas de luz, água, TV a cabo, internet, aluguel, entre outras coisas.

Por Brenda Bellani