Ivy League: as melhores universidades particulares do nordeste do EUA

Apesar de sua origem estar ligada aos esportes, a Ivy League se tornou referência em excelência acadêmica.
Por Hotcourses Brasil

Universidade de Harvard faz parte da Ivy League
Universidade de Harvard faz parte da Ivy League
Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O grupo Ivy League é formado pelas oito melhores universidades particulares da região nordeste dos Estados Unidos. Ivy League significa “liga da hera”, o tipo de planta que cobre as paredes das instituições, conhecidas também como “as oito antigas”. Elas são algumas das universidades mais antigas, tradicionais e renomadas do país:

1. Brown University
2. Columbia University
3. Cornell University
4. Dartmouth College
5. Harvard University
6. University of Pennsylvania
7. Princeton University
8. Yale University

O grupo surgiu em 1954 como uma agremiação dos times esportivos destas universidades. A associação desportiva NCAA (National Collegiate Athletic Association) é a principal entidade de esporte universitário do EUA, responsável pela organização de competições regionais e nacionais entre as instituições de ensino superior do país. A Ivy League é uma das divisões da NCAA associada à subdivisão de futebol americano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de sua origem estar ligada aos esportes, a Ivy League se tornou referência em excelência acadêmica. As universidades que formam o grupo são algumas das melhores instituições do mundo, conquistando posições de destaque nos principais rankings universitários, como os da Times Higher Education e QS. 

As universidades da Ivy League possuem processos de seleção rigorosos e extremamente competitivos, tanto para estudantes norte-americanos como para estrangeiros, - admitindo apenas entre 6% e 16% de todos os candidatos inscritos – e já formaram algumas das mentes mais brilhantes e profissionais mundialmente famosos, como Martin Luther King e Barack Obama.

Além disso, elas recebem algumas das maiores doações financeiras recebidas por universidades nos Estados Unidos e no mundo. São bilhões de dólares anualmente, para serem usados em bolsas de estudo, financiamento de pesquisas científicas e reformas suas instalações ou novas construções.

Visite o site oficial da Ivy League.