Instituto americano lidera ranking mundial da Times pela quarta vez

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto de Tecnologia da Califórnia conquistou a primeira posição do mais importante ranking universitário do mundo, o Times Higher Education World University Rankings. Em 2014, os Estados Unidos e o Reino Unido continuam a dominar a lista das melhores instituições globais de ensino superior. Quinze entre as 20 primeiras posições são de universidades americanas.

Apesar de manterem a liderança ano após ano, estes dois países vêm apresentando uma queda pequena, mas constante. Na versão anterior do ranking, o Reino Unido tinha 31 representantes entre as 200 melhores universidades; em 2014, tem 29. Já os Estados Unidos, maior líder em educação superior do mundo, viu 60% de suas instituições caírem de posição este ano.

Uma das causas desta queda das duas potências educacionais mundiais é o crescimento no desempenho de outros países e regiões, principalmente o da Ásia. Um oitavo das 200 melhores universidades do mundo é asiático: 24 instituições (quatro a mais do que em 2014). Além disso, a Universidade de Tóquio e a Universidade Nacional de Singapura conseguiram um lugar entre as 25 melhores do ranking.

No total, 28 países são representados no Top 200 da Times Higher Education (dois a mais em relação a 2013); 11 destes países têm apenas uma instituição na lista. A partir do número 200, o ranking passa a classificar as universidades por faixas: 201-225, 226-250 e assim por diante, até o 400.

O Brasil não conseguiu, mais uma vez, alcançar o Top 200, mas melhorou o seu resultado. A Universidade de São Paulo (USP) passou da faixa 226-250 para a 201-225 em 2014. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) continua na faixa 301-350.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mais 12 países estão na mesma situação que a brasileira, com universidades em posições entre a 201 e a 400: Chile, Colômbia, República Tcheca, Grécia, Islândia, Índia, Irã, Macau, Polônia, Portugal e Tailândia.

Times Higher Education

O Times Higher Education World University Rankings é o ranking universitário de maior prestígio e credibilidade internacionais. A sua lista anual das melhores instituições de ensino superior do mundo é utilizada como um termômetro sobre o desempenho acadêmico e pesquisas de cada país, além de ser a fonte de informação mais confiável para estudantes internacionais que querem estudar no exterior.

O ranking é feito com base em 13 indicadores de desempenho, que avaliam como a universidade tem se saído em relação às pesquisas, transferência de conhecimento, perspectivas internacionais e ambientes de aprendizado.

TOP 10

As melhores universidades do mundo em 2014:

1. California Institute of Technology (Caltech), Estados Unidos
2. Harvard University, Estados Unidos
3. University of Oxford, Reino Unido
4. Stanford University, Estados Unidos
5. University of Cambridge, Reino Unido
6. Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos
7. Princeton University, Estados Unidos
8. University of California, Berkeley, Estados Unidos
9. (empate) Imperial College London, Reino Unido
9. (empate) Yale University, Estados Unidos

Por Brenda Bellani