Infográfico: Ranking das 10 Melhores Reputações em Educação Acadêmica 2014

Saiba quais são as universidades mais bem avaliadas do mundo. EUA e Inglaterra lideram.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Times Higher Education (THE) lançou o seu mais novo ranking universitário, com dados da Thomson Reuters, o World Reputation Rankings 2014, que reúne as 100 melhores instituições do mundo em reputação. Os Estados Unidos lideram a lista mais uma vez, com 46 instituições no top 100 e oito no top 10. O segundo melhor desempenho foi do Reino Unido, com dez instituições entre as 100 e duas entre as dez. O Brasil é representado apenas pela Universidade de São Paulo (USP) na faixa 81-90, a única universidade da América do Sul na lista.

Pesquise cursos no exterior pelo Hotcourses Brasil.

Para chegar neste resultado, a Reuters e a Ipsos MediaCT reuniram as respostas de 10.536 acadêmicos de 133 países, especializados nas áreas de engenharia e tecnologia, ciências sociais, ciências físicas, disciplinas clínicas, ciências da vida, e artes e humanas, na pesquisa Academic Reputation Survey. Apenas estudiosos convidados podem participar na avaliação.

No total, 20 países possuem representantes no ranking de 2014:  Estados Unidos (46 universidades), Reino Unido (10), Alemanha (6), Japão (5), Austrália (5), Holanda (4), Canadá (3), Coreia do Sul (3), Hong Kong (3), Suíça (2), Singapura (2), China (2), França (2), Taiwan, Suécia, Rússia, Turquia, Bélgica, Brasil e Israel (com uma instituição cada).

Segundo a Times Higher Education, a USP faz parte de um trio, juntamente com Moscow State e Middle East Technical, que desfruta de um "efeito prestígio", pois estão entre as 100 melhores reputações do mundo em educação superior, no entanto, não aparecem entre as 200 melhores universidades do mundo no ranking "Work University" da Times.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fatos principais sobre o World Reputation Rankings 2014:

  • Apenas cinco países estão no top 20: EUA, Reino Unido, Japão, Canadá e Suíça.
  • Apenas EUA e Reino Unido possuem universidades entre as dez melhores reputações do mundo.
  • Japão é o país com o melhor desempenho depois do americano e britânico. A Universidade de Tóquio está em 11º lugar. Em 2013, a instituição estava em 10º.
  • As "super-marcas" dos EUA e Reino Unido se sobressaíram novamente: Universidade Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade Stanford, Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford, Universidade da Califórnia-Berkeley.
  • As universidades do Reino Unido na lista estão polarizadas nas cidades que formam o "triângulo de ouro": Londres, Cambridge e Oxford. 
  • Londres, inclusive, é a cidade com mais instituições (seis) entre as 100 melhores reputações.
  • Mesmo com o segundo melhor desempenho, o Reino Unido teve uma queda em relação ao ranking de 2011, quando era representado por 12 instituições.
  • Os acadêmicos avaliadores precisaram nomear 15 instituições de destaque em suas respectivas áreas de especialização.

Ranking Times Higher Education 2014

Para mais informações sobre o "Times Higher Education World Reputation Ranking 2014", visite o site da Times.

Por Brenda Bellani