Harvard tem a melhor reputação mundial há cinco anos consecutivos

Mais uma vez os Estados Unidos domina o ranking com 43 instituições entre as 10 melhores reputações.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A renomada instituição norte-americana conquistou mais uma vez o seu lugar no topo do ranking internacional de universidades com as melhores reputações do mundo. O “Times Higher Education’s World Reputation Rankings 2015”, publicado oficialmente pela Times, trata-se de um ranking mundial com o resultado de uma pesquisa extensa com 10.507 acadêmicos convidados de 142 países (2,4% brasileiros) para avaliar a reputação de instituições de ensino superior.

Em 2015, 21 países estão representados no top 100, inclusive o Brasil. A Universidade de São Paulo (USP) aparece na faixa das 51-60 melhores do mundo, um salto bastante positivo em relação à edição passada da pesquisa, quando ficou entre as 81-90.

Mais uma vez os Estados Unidos domina o ranking com 43 instituições entre as 10 melhores reputações, seguido do Reino Unido, com 12, e a Alemanha, com seis. Nas dez primeiras posições, no entanto, o país norte-americano perdeu levemente o espaço para instituições britânicas: o segundo e terceiro lugar que, ano passado, eram do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade Stanford, este ano foram ocupadas pela Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford, as duas principais instituições da Inglaterra. Mesmo assim, estas são as duas únicas universidades britânicas no top 10, inteiramente completado por instituições dos Estados Unidos. Veja a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As dez universidades internacionais com a melhor reputação do mundo de 2015

1. Universidade Harvard (Estados Unidos)
2. Universidade de Cambridge (Inglaterra)
3. Universidade de Oxford (Inglaterra)
4. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) (Estados Unidos)
5. Universidade Stanford (Estados Unidos)
6. Universidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos)
7. Universidade Princeton (Estados Unidos)
8. Universidade Yale (Estados Unidos)
9. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos)
10. Universidade Columbia (Estados Unidos)

“Este ranking é bastante simples e muito poderoso. Ele se baseia puramente no julgamento subjetivo. No entanto, é o julgamento subjetivo de especialistas que sabem quase tudo sobre ensino e pesquisa – líderes acadêmicos de todas as partes do mundo. E a opinião destes especialistas importa muito”, explica o Phil Baty, editor do ranking da Times Higher Education. “A reputação acadêmica global de uma universidade é vital – ela não só influencia investimentos e financiamentos, como também ajuda a universidade a desenvolver e manter o seu único e grande patrimônio: o seu corpo discente e talento acadêmico.”

O Ranking Mundial de Reputação faz parte do portfólio de pesquisas universitárias da Times Higher Education, empresa estabelecida como a mais respeitada provedora de dados comparativos de desempenho global em ensino superior.

Veja o ranking completo no site da Times Higher Education.

Por Brenda Bellani