EUA dominam o Ranking 2013-14 da Times Higher Education

Estados Unidos lidera o ranking com 77 representantes entre as 200 melhores universidades do mundo.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Pensando em estudar no exterior? Então você já pode pesquisar em uma das fontes mais renomadas do mundo inteiro quando o assunto é educação superior. Está no ar a mais nova versão do famoso ranking universitário mundial da revista britânica Times Higher Education (THE). Considerando os principais objetivos de universidades do mundo inteiro (pesquisa, ensino, transferência de conhecimento e atividade internacional), o "World University Ranking 2013-14" teve a participação de mais de 10 mil acadêmicos e analisou mais de 50 milhões de citações de pesquisas e publicações em cinco áreas de estudo – dentre outros métodos de avaliação -, para chegar à lista das 400 melhores instituições do mundo.

Os Estados Unidos mais uma vez lidera o ranking com 77 representantes entre as 200 melhores instituições do mundo, incluindo primeiro e segundo lugar. A América é seguida pelo Reino Unido com 31 universidades, Holanda, com 12, Alemanha, 10, França, oito, e Austrália, Canadá e Suíça, com sete cada um.

O Brasil não se saiu tão bem quanto em 2012. Na edição anterior do ranking, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou um lugar no top 200, em 158º; na nova lista, a instituição brasileira caiu para o top 250, e deu lugar à Noruega entre as 200 melhores. Mas a USP não é a única brasileira na lista: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entrou no top 350. Juntamente com a University of the Andes, da Colômbia, as três são as únicas instituições da América do Sul no ranking.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 No total, 26 países são representados no top 200 – dois a mais que em 2012, graças à entrada da Turquia e da Espanha. Entre estes 26 países, estão Bélgica, Irlanda, Finlândia, Áustria, Nova Zelândia, África do Sul, Taiwan, Japão, China, entre outros.

TOP 10 "Times Higher Education World University Ranking 2013-14"

1º - California Institute of Technology (EUA)
2º - Harvard University (EUA)
2º - University of Oxford (Reino Unido)*
4º - Stanford University (EUA)
5º - Massachusetts Institute of Technology (EUA)
6º - Princeton University (EUA)
7º - University of Cambridge (Reino Unido)
8º - University of California, Berkeley (EUA)
9º - University of Chicago (EUA)
10º - Imperial College London (Reino Unido)

*Houve empate no segundo lugar.

Você pode ver o ranking completo no site oficial da Times Higher Education.

Por Brenda Bellani