Estudar nos Estados Unidos: o que é a prova SAT?

Teste funciona parecido com o Enem e é exigido como parte do processo seletivo das universidades americanas.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

SAT significa Scholastic Assessment Test, ou Teste de Aptidão Escolar. A prova faz parte da passagem de ensino médio para superior nos Estados Unidos, e é exigida como parte do processo seletivo das universidades e faculdades americanas. Trata-se de um teste educacional padronizado, para testar as qualificações e conhecimentos adquiridos durante o colegial e para servir de critério de admissão em graduações acadêmicas. O SAT seria algo semelhante ao EMEN ou aos vestibulares brasileiros, mas, no entanto, não é o único critério de seleção usado pelas instituições de ensino superior dos EUA – é apenas uma parte do processo seletivo.

Procure cursos nos Estados Unidos pelo Hotcourses Brasil

O SAT é uma exigência para todos os candidatos a vagas acadêmicas, inclusive para estudantes estrangeiros. No entanto, felizmente, os candidatos internacionais não precisam viajar para os Estados Unidos para prestar o SAT. O consulado americano autoriza alguns centros do mundo todo a aplicar a prova oficial. No Brasil, são 14 lugares autorizados; você pode procurá-los pela pesquisa do College Board, órgão responsável pelo SAT. Para se inscrever pelo site, você vai precisar do código do Brasil (BR) e o de Registro (075), e pode optar por receber o resultado de forma online ou por correio.
 
O formato do SAT

O SAT é dividido em dois tipos:

Reasoning Test: um exame geral de três seções, com duração de quase quatro horas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leitura e interpretação de texto – uma seção de 20 minutos e duas de 25; 48 questões de interpretação e 19 sentenças a serem completadas.
 
Matemática – uma seção de 20 minutos e duas de 25; 44 questões de múltipla-escolha e 10 de respostas indicadas pelo estudante.
 
Escrita e redação – Uma seção de dez minutos e duas de 25; 25 questões para o estudante “melhorar as sentenças”, 18 para “identificar os erros nas sentenças” e seis para “improvisar parágrafos”. Também é exigida uma redação (essay).

Subject Test: exames de múltipla-escolha com temas específicos: inglês (literatura), história (dos Estados Unidos e mundial), matemática, ciências (física, química e biologia), idiomas (alemão, espanhol, francês, chinês, coreano, hebraico, italiano, latim e japonês).

Os SAT Subjet Tests permitem aos estudantes demonstrar suas habilidades em áreas de estudo específicas, o que pode ser um diferencial no processo de admissão universitária, comprovando o preparo do estudante para cursar a área acadêmica de interesse.

O valor do SAT

O processo de inscrição no SAT costuma custar, basicamente, U$ 51 pra o Reasoning Test e U$24,50 para o Subject Test. Em ambos os casos, há a adição de uma taxa de inscrição não reembolsável regional; para o Brasil, ela é de U$31. Existem outras taxas para todos os serviços oferecidos pelo College Board, inclusive para o fornecimento do resultado do estudante. Você pode checar todos os valores aqui.

Por Brenda Bellani