Estudar no Reino Unido: o que é estrutura modular

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma estrutura modular (ou em inglês, modular structure) é basicamente uma estrutura formada por módulos. Alguns sistemas acadêmicos internacionais, inclusive o do Reino Unido, oferecem este tipo de estrutura em suas universidades, em cursos de graduação ou pós-graduações no exterior.

Neste tipo de curso, no início de cada termo acadêmico (que pode ser semestral, trimestral ou bimestral), você mesmo monta a sua grade curricular, escolhendo as disciplinas (ou "módulos") que quer cursar dentre as disponíveis para o seu curso, desde que conquiste todos os créditos acadêmicos exigidos para a sua conclusão.

Os módulos (às vezes chamados de units, unidades) de ensino são as disciplinas ou matérias de diferentes áreas de estudo. A estrutura modular é bastante flexível e permite, muitas vezes, optar por módulos de outras faculdades e escolas acadêmicas da sua universidade. Por exemplo, você pode ser um estudante de uma graduação de direito e optar por módulos relacionados à área, como direito internacional, direito empresarial e economia e política; como também pode criar uma combinação de módulos de áreas diferentes, por exemplo, direito e psicologia.

Pesquise cursos no Reino Unido pelo Hotcourses Brasil.

Um dos intuitos desta estrutura é dar aos estudantes a oportunidade de exercitar a liberdade ao escolher o seu próprio currículo acadêmico, facilitando, assim, a interdisciplinaridade entre os cursos universitários. Você pode se formar com um conhecimento bastante abrangente ou bastante específico, dependendo da grade que você mesmo montar. Algumas universidades estipulam módulos obrigatórios para cada curso com a intenção de manter certa coerência e para que os seus estudantes graduem-se com a proficiência necessária à área. Mesmo assim, o estudante tem liberdade de adicionar módulos à grade obrigatória.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A instituição deve oferecer orientação aos estudantes durante a escolha dos módulos, para responder dúvidas como quais disciplinas estão disponíveis a cada curso e como fazer para se matricular. O número de matrículas é limitado e alguns módulos são bastante concorridos, podendo ter todas as suas vagas preenchidas rapidamente. Por isso, é importante que os estudantes estudem suas opções e programe-se com antecedência para conseguir se matricular em todos os módulos desejados.

Geralmente, os créditos acadêmicos conquistados com a conclusão de cada módulo são transferíveis, ou seja, você pode se transferir para um curso acadêmico de outra instituição e os seus créditos já cursados irão valer nela também. A quantia de créditos acadêmicos varia bastante, dependendo da universidade, da área de estudo, do período do seu curso, etc.

Se você estiver considerando estudar uma graduação no exterior, vale a pena checar se a universidade adota a estrutura modular em seus cursos, assim, você tem mais liberdade para estudar o que você quiser e montar a sua própria grade curricular, atendendo aos seus objetivos acadêmicos, profissionais e até mesmo pessoais.

Por Brenda Bellani