Topo
pesquisar
Em 10/10/2013 14h25

Estudar Arte e Design no exterior

Estudar no Exterior

Hotcourses oferece oportunidade para brasileiros estudarem nas melhores Escolas de Música e Faculdades de Design do exterior. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

A arte pode tomar diferentes formas. A mesma coisa acontece com o design. E para abranger todas as nuances e as técnicas destas áreas artísticas, os cursos superiores tornaram-se variados, com grades curriculares cada vez mais completas. O estudante pode potencializar seus talentos e aperfeiçoar seus métodos, enquanto estuda a teoria da arte e do design, com aulas de história e cultura.

Um ponto bastante positivo de se optar por estudar arte e design no exterior é a possibilidade de focar seus estudos em uma cultura ou tendência específica, encontrada de forma mais intensa em alguns países. Por exemplo, se você escolher um curso de artes em Nova York, vai estar cercado de museus e artistas famosos, com exposições e galerias por todos os cantos. Da mesma forma, se for estudar artes e design na Austrália, poderá focar seu curso nas artes aborígenes da região, de origem pré-histórica, como as pinturas rupestres, ou nas artes contemporâneas do país.

Pesquise cursos de Arte e Design na Austrália

Estes são só alguns exemplos. As universidades internacionais costumam ter departamentos acadêmicos dedicados à área, como Escolas de Artes ou Faculdades de Design, e as opções de cursos incluem todo tipo de especialização: história da arte, artes visuais, belas artes, arquitetura, administração da arte, educação artística, design gráfico, design de interiores, design da moda, artes criativas, artes midiáticas, web design, design do som, e muito mais. Só a University of Sydney tem mais de 200 cursos na área de Artes e Design. Esta diversidade nem sempre é encontrada nas instituições de ensino superior do Brasil. Por isso, se a sua intenção é se especializar em algum ramo artístico, vale a pena pesquisar pelas opções internacionais, que irão proporcionar um currículo acadêmico bem mais específico.

O design é uma área em constante desenvolvimento. Ligado às áreas de comunicação, arte e tecnologia, as inovações evoluem as técnicas, os recursos e a profissão o tempo todo. Tudo a nossa volta, atualmente, passou por um processo de desenho criativo até chegar a nossas mãos. O design é, hoje, crucial, à nossa rotina. Estudar esta área no exterior é viver próximo de empresas inovadoras do ramo: nos Estados Unidos, se o seu interesse é design de produtos ou digital; ou então, em Londres, se você quer estudar design da moda; etc.

Na hora de escolher onde estudar arte e design no exterior, é importante que você analise a reputação da universidade. Cheque se ela é reconhecida oficialmente por algum órgão ou organização da área, ou se o curso oferecido já foi classificado em algum ranking universitário. Outro fator essencial na procura de seu curso internacional é saber se a universidade oferece uma grade curricular com foco prático. Em aulas de técnicas e métodos, você irá praticar toda a teoria aprendida em sala de aula e concluirá o curso com um portfólio de trabalhos, preparado para começar uma carreira artística.

Procure saber também sobre o processo seletivo dos cursos. Algumas universidades exigem que os estudantes submetam um portfólio com trabalhos e experiências prévias, a fim de identificar o interesse e o talento de cada candidato. Se você é criativo, minucioso, e está à procura de um curso acadêmico ou profissionalizante em Artes e Design, pode pesquisar cursos no exterior pelo Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani 

  • Relacionados
Mateus Freire é coordenador da Escola de Comunicação, Artes e Design do IBMR
Vida Profissional
Designer Gráfico
Opera House e Ponte da Baía de Sydney
Estudar no Exterior
Destino de estudo: Sydney
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola