Declaração de suporte financeiro

Universidades no exterior exigem que estudante internacional comprove ter condições financeiras de se manter no curso.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma preocupação comum entre os estudantes que desejam estudar no exterior é a parte financeira da experiência. É compreensível! Afinal, além de bancar os estudos e o custo de vida (moradia, alimentação, transporte, lazer, entre outros), uma declaração de suporte financeiro é um dos documentos comumente pedidos pelas instituições como parte do processo seletivo. Mesmo com uma bolsa de estudo (ou até para conquistar uma), você precisará comprovar sua situação financeira atual e declarar quem será o responsável pela sua situação financeira no exterior.

A "declaração de suporte acadêmico" ou "carta de suporte acadêmico" pode aparecer com diferentes nomes em inglês: “Letter of financial support”, “letter of financial assistance”, “proof of financial support” ou "financial assistance letter". Independente do nome, se este documento for exigido pela universidade durante o processo de seleção, o propósito será sempre o mesmo: comprovar quem será o seu suporte financeiro no exterior (em outras palavras, quem irá pagar pela sua experiência). Com a carta, o estudante comprova à instituição que ele terá como pagar pelo curso e não precisará recorrer a nenhum trabalho ilegal durante os estudos.

Você pode conquistar uma ajuda financeira com uma bolsa de estudos no exterior concedida pela própria instituição, ou então por algum órgão do governo ou entidade; você pode ainda receber suporte de algum banco ou parente. Em qualquer um desses casos, é a assinatura do responsável pela sua condição financeira que deverá aparecer no documento. É muito provável que, juntamente com a carta, você precise submeter outros documentos que comprovem sua situação financeira atual, como extratos bancário. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É claro que cada instituição internacional tem suas próprias exigências específicas em relação ao suporte financeiro dos candidatos e podem, inclusive, pedir que os documentos demonstrem um valor mínimo à disposição do estudante. Por isso, é extremamente importante que você cheque esta informação diretamente com a sua universidade/faculdade.

O que deve conter na minha carta de suporte financeiro?

Sua declaração deve ser preenchida pela pessoa ou pela entidade que lhe prestará suporte financeiro. Existem vários modelos deste documento, mas algumas informações são essenciais, como os dados pessoais do sponsor (responsável) e do próprio estudante, o nome da instituição, a menção aos extratos bancários anexos (caso sejam exigidos), entre outros. Veja dois modelos de declarações de suporte financeiro nos sites Learnet e How to write a letter.

Note que as cartas devem ser escritas em inglês, por isso, se você a escreveu e a preencheu em português terá de providenciar uma tradução. Note também que, em ambos os exemplos, as cartas possuem a informação sobre a quantia em dinheiro que estará disponível ao estudante no exterior.

Como este documento pode ser escrito de várias formas, não deixe de verificar estas informações referentes à carta de suporte financeiro diretamente com a sua instituição!

Por Brenda Bellani