Topo
pesquisar
Em 19/09/2013 17h32, atualizado em 19/09/2013 17h34

Checklist: documentos essenciais para estudar no exterior

Estudar no Exterior

Antes de estudar em outro país, brasileiros precisam providenciar alguns documentos. Saiba quais são! Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Aprenda já: para estudar no exterior, desde o momento da sua viagem, nada será feito sem que consiga comprovar que realmente é quem você diz ser. Para isso, obviamente, os seus documentos terão um papel fundamental durante toda a sua experiência de estudos no exterior: para passar na imigração e ser permitido entrar no país, se registrar na universidade, usar o sistema público de saúde, conseguir um estágio, renovar o visto de estudante, etc. Além de tê-los com você, os seus documentos precisam estar atualizados.

Procure cursos no exterior pelo Hotcourses Brasil.

Por isso, criamos uma checklist para que você saiba quais são os documentos essenciais para se mudar de país como um estudante e para que consiga colocá-los em dia antes de viajar.

Passaporte, visto de estudante, e outros documentos de viagem

O visto de estudante provavelmente será colado ou grampeado ao seu passaporte; mas, caso não seja, tenho-o sempre com você dentro ou perto do seu passaporte, durante a viagem. Uma vez no novo país, mantenha-os em segurança e não ande com eles na sua bolsa e mochila para evitar perdê-los. Leve algum documento de identificação, para utilizá-lo enquanto você não tira alguma identidade local (o Social Security Number americano ou uma carteira de motorista local, por exemplo); e, é claro, todos os papéis referentes à sua viagem, com datas, horários, locais, etc.

Também inclua na mala sua certidão de nascimento e algumas cópias de foto 3x4 ou da sua foto do passaporte.

Carta de admissão

A sua universidade, ao lhe admitir em um curso, irá lhe enviar uma carta de admissão, para indicar que você foi aceito e pode se matricular. Esta carta é extremamente importante durante toda a experiência de estudos. Você irá usá-la na entrevista no consulado para conseguir o visto de estudante; na viagem, para comprovar à imigração que você está realmente matriculado em uma instituição do país; na universidade, para se registrar e dar início às aulas. As universidades americanas, juntamente com a carta de admissão, enviam o Formulário I-20, necessário para a concessão do visto de estudante F-1.

Histórico escolar, diploma e outros comprovantes

O seu histórico escolar, histórico acadêmico, certificados de cursos extras, atividades extracurriculares, trabalhos voluntários, e outros comprovantes de experiências prévias serão necessários durante a inscrição na universidade – somente providenciando todos estes documentos exigidos pela instituição para conseguir ser admitido. Por isso, é fundamental que você leve-os na viagem. Às vezes, a universidade pede pra manter uma cópia destes documentos com eles. Se você estiver interessado em um estágio ou um emprego durante os estudos no exterior, talvez precise apresentar alguns destes documentos na entrevista. (Lembre-se: é muito provável que estes documentos tenham de ser traduzidos oficialmente para o inglês.)

Resultado de testes

Tenha com você os papéis que comprove a realização de exames, como o de proficiência em inglês IELTS ou TOEFL – na Inglaterra, a fluência mínima no idioma é essencial para entrar no país como estudante (a não ser que o seu curso seja de inglês). Ou resultados em provas como o SAT e o ACT, dos Estados Unidos, que comprovam o seu preparo acadêmico.

Comprovantes financeiros

Outro documento essencial para a entrada no país: comprovante da sua situação financeira. A universidade quer ter certeza de que você será capaz de bancar os estudos e o custo de vida no exterior (moradia, alimentação, transporte, lazer). Para conseguir o seu visto, na entrevista no consulado, você precisará mostrar documentos que demonstrem a quantia que terá disponível enquanto estiver no exterior: uma declaração de suporte financeiro, boletos bancários, uma carta oficial de uma agência bancária, ou outro (verifique qual documento é aceito pela sua universidade). Além de usá-los na entrevista do visto, você também pode precisar apresentá-los na passagem pela imigração.

Se você tiver conquistado algum tipo de bolsa de estudo, empréstimo, ou assistência financeira, também terá que ter documentos para comprová-lo.

Carteira de vacinação e seguro de saúde

Alguns países exigem que o estudante internacional (ou qualquer estrangeiro, mesmo que viaje a turismo) comprove ter tomado algumas vacinas específicas para prevenir a entrada de doenças no país. Alguns pedem, inclusive, o raio-X do tórax (para conter riscos de tuberculose). O Brasil não é uma zona de risco de algumas doenças, mas é importante checar quais são as exigências feitas pelo país para onde você vai. Não se esqueça de levar sua carteira de vacinação.

Se você tiver algum plano de seguro de saúde que valha internacionalmente, leve sua carteirinha ou qualquer outro tipo de comprovante que faça com que você seja atendido, se necessário. Caso não tenha nenhum tipo de plano, é aconselhável que adquira um; algumas universidades exigem que o estudante tenha um seguro saúde e, inclusive, o incluem no valor pago pelo curso. Verifique esta informação com a sua universidade.

Originais e cópias

Tenha sempre em mãos os seus documentos pessoais originais durante a viagem. Eles devem ser guardados na sua mala de mão, aquela que vai com você dentro do avião. Primeiramente, porque você precisará apresentá-los em vários momentos da viagem (no check-in, na passagem pela imigração); e também porque, tendo-os na mala de mão, você pode mantê-los em segurança, já que a mala despachada corre o risco de ser extraviada.

Tenha também cópias de todos os documentos. Em algumas situações, você precisará apresentar os originais; mas, em outras, como, talvez, durante o seu registro na universidade/faculdade internacional, você possa utilizar a cópia do seu histórico escolar, cartas de referência, declaração de suporte financeiro, etc., enquanto guarda os itens originais em segurança.

Por Brenda Bellani

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola