Catálogo universitário: o que é prospectus?

Descubra o que as universidades do exterior podem oferecer.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um prospectus, segundo o dicionário, é um prospecto, um folheto, uma descrição de um plano de ação. Já um university prospectus (ou school prospectus) é um documento (um folheto, uma revista, ou algo assim) que a universidade cria para atrair estudantes interessados em cursá-la e para convencê-los a se inscrever para admissão. Trata-se, portanto, de uma peça com objetivo publicitário.

Pesquise cursos no exterior pelo Hotcourses Brasil.

São catálogos universitários que, normalmente, contêm informações sobre a instituição e seus cursos disponíveis: valores, datas e prazos de inscrição, grade curricular, corpo docente, opções de acomodação, instalações do campus, pesquisas acadêmicas, e muito mais. Costumam ter também depoimentos de outros estudantes que estão cursando a universidade ou que já se formaram. O catálogo serve como uma amostra do que você fará parte se resolver se inscrever na instituição.

Apesar de ter como objetivo principal "vender o peixe" da universidade e atrair novos estudantes (e, por este motivo, o propectus sempre traz o melhor de cada universidade), os catálogos universitários são uma excelente maneira de conhecer os cursos e os campi das universidades sem sair de casa. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grandes instituições internacionais possuem o catálogo na versão impressa e também em PDF em seus sites oficiais. Desta forma, você pode simplesmente fazer o download gratuito do arquivo e visualizá-lo no seu PC. Veja vários exemplos de catálogos virtuais aqui, de universidades americanas, britânicas, australianas, holandesas, neozelandesas e malaias; e baixe quantos quiser de graça! 

Nestes catálogos, você pode encontrar também informações importantes referentes aos requisitos de admissão e às opções de bolsas de estudo oferecidas pela instituição. Várias, inclusive, possuem espaços dedicados apenas a informações para estudantes internacionais.

Com um prospectus, dá para ter um gostinho sobre a universidade. Ver fotos do campus e eventos, conhecer as opções dos clubes, sociedades e serviços estudantis, procurar o curso do seu interesse, e saber se a universidade tem o que você procura.

Por Brenda Bellani