Brasil e países do BRICS criam cursos conjuntos para intercâmbio de estudantes

Universidades do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul vão oferecer mestrados e doutorados de forma conjunta
Por Hotcourses Brasil

China é um dos países do BRICS
China é um dos países do BRICS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O grupo BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, formou uma rede de universidades com a intenção de criar programas de pós-graduação conjuntos (chamados de joint programs) entre as instituições dos cinco países.

O BRICS Network University, segundo o site The Pie News, terá mestrados e doutorados conjuntos nas áreas prioritárias de energia, ciência da computação e segurança da informação, estudos do BRICS, ecologia e mudança climática, recursos hídricos e tratamento de poluição, e economia. As áreas de estudo foram escolhidas a partir da deliberação de especialistas e devem focar em temas interessantes para a educação internacional.

A Ural Federal University, na Rússia, sediou a reunião dos representantes de cada país. Apesar de os sistemas de ensino superior das cinco nações serem bastante distintos, a rede tem intuito de aumentar a colaboração em ciência e educação no grupo. Com isso,  a mobilidade e o intercâmbio de pós-graduando entre os países serão facilitados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No total, são 55 universidades participantes, incluindo a University of Cape Town, Universidade of Delhi, Fudan University e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As instituições foram escolhidas pelos ministérios de educação dos cinco países. O grupo é comandado por um órgão internacional com três representantes de cada integrante do BRICS.