Inscrição na Austrália: 74% de estudantes internacionais recebem ajuda de agentes

Dados são do Fórum de Diretores Internacionais de Universidades Australianas (AUIDF) com base nas respostas de 34 secretarias internacionais
Por Hotcourses Brasil

Das agências, 16% estão localizadas na Austrália e 58%, no exterior
Das agências, 16% estão localizadas na Austrália e 58%, no exterior
Crédito da Imagem: Austrália
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

De acordo com dados reunidos pelo Fórum de Diretores Internacionais de Universidades Australianas (AUIDF), quase três quartos dos estudantes internacionais na Austrália se inscreveram nas universidades do país com o intermédio de um agente educacional.

Com base nas respostas coletadas de 34 secretarias internacionais de universidades australianas, a edição de 2016 dos dados comparativos relacionados ao ano educacional de 2015, constatou-se que 74% dos estrangeiros matriculados em instituições de ensino superior da Austrália fizeram o processo de seleção com a ajuda de agências de educação/intercâmbio. Destas agências, 16% estão localizadas na Austrália e 58%, no exterior.

Os dados também ilustraram números sobre acomodação estudantil: em 2015, apenas 13% dos estudantes internacionais se acomodaram em dormitórios em propriedades da própria universidade, enquanto os demais preferiram alugar uma propriedade particular por conta. Nas instituições respondentes, 38% das vagas em suas acomodações são ocupadas por estrangeiros.

Vinte e seis universidades disseram que suas secretarias internacionais são responsáveis por tirar as dúvidas dos estudantes estrangeiros, enquanto oito delas relataram que está tarefa é responsabilidade de outra unidade central da instituição – algumas delegam essas tarefas para cada uma de suas faculdades. Neste caso, o estudante deve entrar em contato direto com a faculdade ou departamento que oferece o seu curso de interesse.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em média, as universidades têm 21 membros na equipe para cada 1.000 novos estudantes internacionais. Sete deles trabalham diretamente com as admissões, enquanto, 3,6 oferecem serviços de suporte ao estudante internacional. 

O AUIDF é formado por 38 universidades australianas, como La Trobe University, University of Technology Sydney, University of Melbourne, University of Western Australia, University of Queensland, University of Southern Queensland, Australian Catholic University, Western Sydney University e Federation University Australia.

Agentes internacionais no exterior

Há alguns anos, a Austrália vem realizando workshops para treinar agentes educacionais no exterior e capacitá-los a orientar estudantes durante o processo seletivo em universidades australianas. Em 2014, por exemplo, foram realizadas sessões de treinamento em Curitiba e Florianópolis para agentes brasileiros. Leia mais sobre isso aqui.