As melhores faculdades na área de cinema nos Estados Unidos

Por Hotcourses Brasil

Melhores faculdades de Cinema estão nos Estados Unidos
Melhores faculdades de Cinema estão nos Estados Unidos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hollywood, onde as grandes produções acontecem. Os Estados Unidos é o centro cinematográfico do mundo! É claro que obras fantásticas são produzidas, filmadas e lançadas por outros países; mas quando se pensa em blockbusters, se pensa em Hollywood. Um curso de cinema nos Estados Unidos irá lhe preparar para carreiras em cinematografia, produção cinematográfica, fotografia e artes visuais. Você aprenderá técnicas de filmagem, edição, produção, iluminação e muito mais; realizará trabalhos independentes como parte prática da graduação e quando concluí-la, estará pronto para assumir funções em empresas cinematográficas, estúdios de jornalismo e agências de publicidade, ou então começar o seu próprio negócio.

Mas... Onde estudar cinema nos Estados Unidos? Se você estiver à procura do que há de melhor em ensino superior nas áreas de cinema e televisão, o ranking do College Factual pode lhe ajudar. Classificadas em número de estudantes graduados, empréstimos estudantis e média de salário inicial para recém-graduados, as seguintes universidades foram consideradas as melhores dos Estados Unidos na área de cinema:

1. Universidade do Sul da Califórnia: Los Angeles

A primeira turma de estudantes da University of Southern California foi admitida em 1880. Desde então, ela construiu uma forte reputação pela qualidade de seus cursos, principalmente os de produções cinematográficas e televisivas. O curso oferece diferentes disciplinas que desenvolvem as habilidades técnicas dos estudantes, enquanto estimula a criatividade e o talento para narrar histórias.

2. Universidade de Nova York

A Tisch School of the Arts at New York University (Escola das Artes Tisch da Universidade de Nova York) tem diferentes divisões, entre elas o Instituto Maurice Kanbar de Cinema e Televisão. Nele, os estudantes frequentam aulas de técnicas cinematográficas em imagem do som, frames e sequência, produção, animação, documentário, roteiro, história da arte, e muito mais. Além disso, passam por treinamentos profissionais para conquistar um Bacharelado de Belas Artes em Cinema.

3. Universidade da Califórnia – Los Angeles

A Escola de Teatro, Cinema e Televisão da University of California é uma das principais escolas profissionais do país. Ela oferece uma educação acadêmica dinâmica para transformar os seus estudantes em contadores de histórias que trabalham atrás das câmeras. A grade curricular da Escola é formada pelas disciplinas de história do cinema, cinematografia, edição, direção, mídia digital, animação e muito mais, transformando os estudantes em profissionais inovadores. Além disso, os aprendizes têm acesso ao Arquivo de Cinema e Televisão da UCLA, a maior coleção universitária do tipo do mundo. 

4. Universidade Chapman: Orange, Califórnia

A Faculdade Dodge de Cinema e Artes Midiáticas da Chapman University é uma importante escola de cinema localizada próxima aos principais estúdios de produção na Califórnia. Ela oferece cursos de graduação em estudos cinematográficos e produção cinematográfica; o primeiro enfatiza a história e a teoria do cinema, para preparar os estudantes para carreiras como críticos cinematográficos; já o segundo tem foco técnico em gravação, edição e produção de cinema. As aulas destes cursos têm formato de workshop, portanto, são bastante práticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5. Universidade Loyola Marymount: Los Angeles

A Escola de Cinema e Televisão da Loyola Marymount foi fundada na década de 1920 e começou a oferecer cursos de cinema e televisão em 1964. Atualmente, é uma das principais escolas de cinema do país, combinando aulas práticas cinematográficas com inovações do passado, para que os estudantes tenham uma compreensão completa do que foi e do que será a indústria do cinema.

6. Universidade da Califórnia – Berkeley, Califórnia

O Departamento de Cinema e Mídia da UC Berkeley tem um forte histórico na área de cinema, por oferecer treinamentos rigorosos em diversas carreiras do ramo. A escola desenvolveu uma grade curricular que expõe os estudantes a teoria, história e gêneros do cinema e também às mais recentes técnicas inovadoras. As aulas incluem roteiro, produção, animação, cinema estrangeiro e vários gêneros cinematográficos combinados com estudos de campo, para que os estudantes aprendam na prática em estágios na indústria.

7. Universidade da Califórnia – Santa Cruz, Califórnia

A graduação de cinema e mídia digital da UC Santa Cruz é um curso inovador ao dar ênfase aos estudos do impacto cultural do cinema. Os estudantes fortalecem o pensamento crítico analisando obras cinematográficas e novas mídias, enquanto aprendem sobre produção e direção. A grade curricular tem disciplinas de estudos televisivos, cinema, cinema americano, história de novas mídias, documentários, vídeos e muito mais.

8. Universidade Americana: Washington

A American University é uma das principais universidades da capital Washington, DC, fundada pelo Congresso em 1893. O seu curso de cinema e artes midiáticas tem aulas de cinema, cinematografia, edição e produção e também experiências práticas que fortalecem as habilidades técnicas e profissionais. Além da grade curricular acadêmica, os estudantes trabalham com projetos de clientes reais da área.

9. Universidade Wesleyan: Middleton, Connecticut

A Wesleyan University é uma pequena instituição de artes liberais, conhecida pelos seus cursos acadêmicos de qualidade. A sua graduação de estudos cinematográficos permite que os estudantes analisem a importância cultural e histórica do cinema e explorem na prática a produção cinematográfica. Aulas de cinema, narração visual, televisão, documentário e crítica cinematográfica são combinadas a uma grade curricular obrigatória de artes liberais.

10. Instituto Pratt – Main: Brooklyn, Nova York

O Departamento de Cinema/Vídeo do Pratt Institute tem como objetivo geral desenvolver cineastas completos. Os estudantes do departamento se tornam especialistas em criação, roteiro, direção e edição para poder escolher a carreira que quiser. A grade curricular é bastante diversa, com aulas de técnicas e tecnologia, desenho, escrita criativa e roteiro cinematográfico.

Fonte: USA Today