Acomodação estudantil no exterior: o que é homestay?

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Homestay significa morar na casa de uma família nativa. Ao estudar no exterior, esta é a opção de acomodação estudantil mais completa, por proporcionar a convivência direta com moradores locais, o contato constante com a língua inglesa, e a participação em costumes e hábitos do país. Basicamente, o estudante tem direito a um quarto e um banheiro - individuais ou compartilhados, dependendo da homestay - e costuma fazer as refeições com a família.

Regras da casa

Se você está acostumado com a liberdade de ir e vir, talvez deva considerar outro tipo de acomodação. As famílias das homestay podem exigir que o intercambista siga as regras e os horários da casa: hora das refeições, curfew (hora de voltar pra casa à noite), hora de acordar. No entanto, nem sempre é assim, por isso é importante conversar com a família e saber quais são as regras que eles impõem aos estudantes hóspedes. Em dormitórios acadêmicos ou apartamentos alugados com outros estudantes, a liberdade é maior. Mas nem todos gostam, por exemplo, de ter que preparar suas próprias refeições ou limpar a casa; e estes serviços estão, quase sempre, inclusos no pacote pago por uma homestay.

Para isto, é essencial que você não tenha receio de fazer perguntas e tirar todas as suas dúvidas antes de combinar uma homestay. Converse com as possíveis host families (as famílias que hospedam estrangeiros) para saber tudo que fará parte do valor pago a ela pela acomodação, e também para saber mais sobre o dia a dia da família, sobre o quarto que será seu, a localização da casa, as linhas de transporte público que passam perto dela, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ser parte da cultura local

Estas famílias nativas que abrem as portas de suas casas para intercambistas, normalmente, estão acostumados a conviver com hóspedes internacionais. Isto irá facilitar muito o seu processo de adaptação. A família saberá como lhe ajudar a se distrair e a se inserir na cultura local, para se acostumar rapidamente no novo país. Além disso, convivência em um ambiente familiar pode amenizar a saudade de casa.

A troca de costumes entre duas culturas é uma experiência muito rica e você irá vivenciá-la todos os dias na sua homestay. Você aprenderá a rotina de uma família nativa e aperfeiçoará a sua proficiência no idioma estrangeiro com o dia a dia: desde o nome de utensílios de cozinha às gírias locais.

Morar com estranhos?

De primeira, pode parecer bastante estranho morar na casa de desconhecidos, mas a família costuma fazer de tudo para que você se sinta confortável. E o esforço deve ser mútuo, uma vez que a família espera que você seja um bom hóspede. É fácil saber como se comportar em uma homestay, basta considerar: como você gostaria que alguém se comportasse em sua casa? Procure respeitar a organização do lugar e a privacidade da família, dentre outras coisas que você gostaria que fossem consideradas dentro da sua própria casa.

Leia mais sobre homestay no Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani