Topo
pesquisar
Em 27/08/2013 12h27

Acomodação estudantil no exterior: o que é homestay?

Estudar no Exterior

Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Homestay significa morar na casa de uma família nativa. Ao estudar no exterior, esta é a opção de acomodação estudantil mais completa, por proporcionar a convivência direta com moradores locais, o contato constante com a língua inglesa, e a participação em costumes e hábitos do país. Basicamente, o estudante tem direito a um quarto e um banheiro - individuais ou compartilhados, dependendo da homestay - e costuma fazer as refeições com a família.

Regras da casa

Se você está acostumado com a liberdade de ir e vir, talvez deva considerar outro tipo de acomodação. As famílias das homestay podem exigir que o intercambista siga as regras e os horários da casa: hora das refeições, curfew (hora de voltar pra casa à noite), hora de acordar. No entanto, nem sempre é assim, por isso é importante conversar com a família e saber quais são as regras que eles impõem aos estudantes hóspedes. Em dormitórios acadêmicos ou apartamentos alugados com outros estudantes, a liberdade é maior. Mas nem todos gostam, por exemplo, de ter que preparar suas próprias refeições ou limpar a casa; e estes serviços estão, quase sempre, inclusos no pacote pago por uma homestay.

Para isto, é essencial que você não tenha receio de fazer perguntas e tirar todas as suas dúvidas antes de combinar uma homestay. Converse com as possíveis host families (as famílias que hospedam estrangeiros) para saber tudo que fará parte do valor pago a ela pela acomodação, e também para saber mais sobre o dia a dia da família, sobre o quarto que será seu, a localização da casa, as linhas de transporte público que passam perto dela, etc.

Ser parte da cultura local

Estas famílias nativas que abrem as portas de suas casas para intercambistas, normalmente, estão acostumados a conviver com hóspedes internacionais. Isto irá facilitar muito o seu processo de adaptação. A família saberá como lhe ajudar a se distrair e a se inserir na cultura local, para se acostumar rapidamente no novo país. Além disso, convivência em um ambiente familiar pode amenizar a saudade de casa.

A troca de costumes entre duas culturas é uma experiência muito rica e você irá vivenciá-la todos os dias na sua homestay. Você aprenderá a rotina de uma família nativa e aperfeiçoará a sua proficiência no idioma estrangeiro com o dia a dia: desde o nome de utensílios de cozinha às gírias locais.

Morar com estranhos?

De primeira, pode parecer bastante estranho morar na casa de desconhecidos, mas a família costuma fazer de tudo para que você se sinta confortável. E o esforço deve ser mútuo, uma vez que a família espera que você seja um bom hóspede. É fácil saber como se comportar em uma homestay, basta considerar: como você gostaria que alguém se comportasse em sua casa? Procure respeitar a organização do lugar e a privacidade da família, dentre outras coisas que você gostaria que fossem consideradas dentro da sua própria casa.

Leia mais sobre homestay no Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola