A vida estudantil no Canadá

Por Hotcourses Brasil

Montreal, no Canadá
Montreal, no Canadá
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Canadá tem cidades grandes, duas línguas oficiais (inglês e francês), montanhas dramáticas, paisagens naturais de tirar o fôlego, florestas intocadas e lagos majestosos. Isto tudo pode ser os principais atrativos do país, mas o Canadá também é moderno, progressivo e tolerante ao multiculturalismo.

Os canadenses são internacionalmente reconhecidos como um povo acolhedor, educado, interessante e saudável. De fato, o padrão de vida no país é alto, consistentemente classificado entre os dez melhores países do mundo pela pesquisa de Qualidade de Vida das Nações Unidas desde 2004.

Multiculturalismo

As quatro maiores cidades do Canadá são Toronto, Montreal, Vancouver e Ottawa – apenas de oferecerem uma variedade maior de oportunidades para estudantes, seja na educação ou no lazer, o custo de vida nelas é maior do que em cidades menores. De acordo com um censo de 2016, mais de um terço dos canadenses relataram ter uma ou mais de 200 origens étnicas.

Por todo o país, encontram-se moradores de diferentes etnias e descendências, a maioria europeia, principalmente de franceses e britânicos, seguido por caribenhos, asiáticos e africanos. 

País bilíngue

Em 2011, segundo o site oficial do governo canadense, 5,8 milhões de canadenses se disseram capazes de conduzir uma conversa tanto em inglês quanto em francês, as duas línguas oficiais do país, representando mais de 17,5 por cento da população. Como um estudante no país, você poderá optar pelo idioma do seu curso, dependendo da região onde ele é oferecido. Mas, com bastante empenho, você pode treinar o inglês e o francês durante a sua estadia.

Clima

O Canadá tem quatro estações bastante distintas e, por estar no Hemisfério Norte, opostas às brasileiras – o verão acontece entre junho e agosto e o inverno, entre novembro e fevereiro.

O inverno no Canadá é bastante rigoroso. Ao norte, as temperaturas passam de 0° C apenas durante poucos meses do ano. A grande maioria dos canadenses mora num raio de 300 quilômetros da fronteira sul do país, onde o clima é mais quente e as demais estações são mais demarcadas durante sete meses, antes do inverno chegar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acomodações

A maioria das instituições de educação superior tem acomodações convenientemente localizadas dentro ou próximas ao campus. Os dormitórios geralmente têm instalações compartilhadas entre os estudantes, como cozinha, banheiro e lavanderia. Elas também costumam oferecer planos de alimentação pré-pagos, e você pode escolher o valor e o número de refeições diárias que gostaria de fazer nos refeitórios universitários; ou então optar por preparar as suas próprias refeições. Leia mais sobre isso aqui.

Há sempre a opção de morar sozinho, sem vínculo com a universidade, em uma acomodação particular. O preço, qualidade e disponibilidade variam amplamente. O aluguel é bem mais caro em algumas cidades específicas; no geral, ele varia entre C$ 400 e C$ 1.500, dependendo da cidade, vizinhança e se você o compartilhará com alguém ou não.

Lazer

Devido à proximidade com os Estados Unidos, o Canadá recebe os filmes hollywoodianos com antecedência em relação ao resto do mundo – além de ter um movimentado setor cinematográfico no próprio país. Um ingresso para uma sessão de cinema no Canadá custa aproximadamente C$ 13, mas a maioria dos cinemas do país oferece descontos para estudantes e tem preços promocionais em um dia específico da semana.

Os canadenses amam esportes, principalmente hóquei, corrida, natação, basebol, tênis, basquete, golfe, futebol e curling. Os esportes de inverno são muito populares no Canadá; você com certeza terá várias oportunidades de esquiar e praticar snowboarding durante a sua estadia.