gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 31/01/2018 14h21, atualizado em 31/01/2018 16h57

6 coisas engraçadas que você fará enquanto se prepara para estudar no exterior

Estudar no Exterior

Confira alguns aspectos pelos quais os estudantes passam durante a preparação para os estudos em outros país. Por Hotcourses Brasil
Muitas coisas passam pela cabeça de quem está se preparando para estudar fora do país
Muitas coisas passam pela cabeça de quem está se preparando para estudar fora do país
PUBLICIDADE

Você vai, sem sombras de dúvidas, aprontar algumas trapalhadas durante o processo de preparação para estudar no exterior. Além de ser normal, serão histórias engraçadas das quais você vai se lembrar para o resto da vida e também que servirão como exemplos para outras pessoas. Na hora de aconselhar amigos que queiram passar pela mesma experiência de intercâmbio, você saberá dizer o que fazer e também o que não fazer. (E vai poder dizer: “Vai por mim, experiência própria!”.)

A seguir, listamos seis coisas engraçadas que os estudantes acabam fazendo na hora de se preparar para a viagem de intercâmbio. Se você já estudou fora, gostaríamos de saber: você passou por alguma dessas situações?

Agora se você ainda vai viajar, ficam aqui as nossas dicas. Vai por mim, é por experiência própria!

1. Compras

Estudar no exterior vai ser uma oportunidade imperdível de fazer compras. Você vai achar itens necessários em diferentes departamentos: uma mochila mais resistente, materiais de papelaria, decorações para o seu quarto, um casaco bem quentinho, um tênis confortável, acessórios, qualquer coisa com a bandeira do Brasil (para que todos no exterior saibam que você tem orgulho da sua nacionalidade)...

A lista é longa, mas ela nos leva ao próximo item.

2. Não saber o que colocar na mala

Depois das compras, vem uma parte detestada por muita gente: fazer as malas! É neste momento que você começa a se arrepender de ter comprado tanta coisa nova, porque as chances de não caber tudo são grandes. Vale lembrar que existe um limite de peso tanto para malas despachadas quanto para as bagagens de mão, que varia de acordo com o país. Verifique esta informação antes de abarrotar a sua mala (e provar a resistência do zíper dela de tanta coisa que você colocou lá dentro).

É muito difícil decidir o que levar e o que deixar. Você vai querer levar muito mais do que realmente vai precisar. Entenda que muitos itens essenciais podem ser comprados por lá, como os de higiene e beleza (pasta de dente, xampu e condicionador, creme hidratantes e coisas do tipo), roupa de cama, materiais escolares, etc. Às vezes vale a pena resistir ao impulso de ir às compras antes da viagem e reservar um dinheiro para adquirir algumas coisas no exterior, que podem ser bem mais baratas, como aparelhos eletrônicos e roupas adequadas ao clima local.

3. Dar uma treinadinha extra no idioma

Tem quem se matricule em um intensivão de uma escola de idioma. Tem quem alugue família, amigos e papagaio para ficar treinando conversação o dia todo. Tem quem passe vários dias assistindo a filmes legendados. E também quem procure sites de chats com pessoas do mundo inteiro ou então aulas online gratuitas.

Independente do seu método, aquela treinadinha extra no idioma estrangeiro antes de partir pode ser o que você está precisando para viajar mais seguro! É claro que não dá para aprender uma língua em poucos dias; uma fluência adequada não só é essencial como obrigatória principalmente se você for fazer uma graduação no exterior

Mas pode ser que o seu inglês (ou qualquer outro idioma) esteja enferrujado e dar uma praticada antes de viajar, de fato, ajuda bastante.

4. Pesquisar TUDO sobre o lugar

Onde os estudantes costumam jantar? Onde saem para se divertir? Qual é o caminho mais rápido para a universidade? Qual é mercado mais perto de casa (e o mais barato também)? Onde fica a estação de metrô? E o ponto de ônibus mais perto? Qual linha eu devo pegar? Quais são as melhores baladas da cidade? Quanto tempo leva para viajar para a capital do país? Como são as estações do ano na região? 

Essas são apenas algumas das dezenas de perguntas que passarão por sua cabeça durante os preparativos. A parte boa é que você consegue encontrar uma resposta para a grande maioria delas na internet ou conversando com estudantes da escola estrangeira.

Saber estas e outras informações antes de viajar também te dará mais segurança na hora de aterrissar no país estrangeiro. Você vai se sentir um detetive eficiente buscando por respostas na internet e, ao chegar no país, vai conseguir se adaptar com mais facilidade.

5. Morrer de ansiedade

A ansiedade vai rolar solta com alguns meses de antecedência e vai aumentando à medida que a data da viagem chega. Quando faltar apenas alguns dias, você provavelmente vai ter dificuldade para respirar, problemas para dormir e muuuuitas borboletas no estômago. Todos esses são sintomas de uma viagem de intercâmbio, pode ficar tranquilo.

Apesar de a ansiedade ser facilmente confundida com medo e insegurança, ela é sinal de que você está prestes de fazer algo grandioso, então é natural sentir essa mistura louca de sensações e sentimentos. Mas, como já escrevemos aqui, sair da sua zona de conforto pode ser a chave para o seu sucesso!

6. Não querer largar a mãe/o namorado/a amiga/o cachorro

Você está com as malas prontas, bem informado, com o idioma praticado e a ansiedade lá em cima. Agora chega a parte mais difícil do processo todo: as despedidas. Estudar no exterior será uma das experiências mais importantes e incríveis da sua vida, mas nós não vamos mentir que se despedir de todos não dói. Na verdade, é bem dolorido, principalmente se você for passar um período longo no exterior.

Mas é só um desafio que logo será superado. Atualmente, com todas as vantagens da internet, aparelhos eletrônicos e aplicativos, é muito mais fácil matar a saudade de todos e de manter-se em contato constante durante todo o intercâmbio.

Aqui neste artigo, você encontra dez dicas para amenizar a saudade de casa durante os estudos no exterior!
 

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola