5 destinos de estudo que cresceram em popularidade entre estudantes brasileiros

Além dos Estados Unidos, Portugal e Espanha, outros países estão entre as possibilidades.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os Estados Unidos, a maior potência mundial em educação superior do mundo, têm perdido um pouco da sua popularidade entre estudantes internacionais para países que têm procurado fortalecer a sua imagem e oferecer condições melhores para quem quer uma formação de qualidade, com preços acessíveis e ambiente seguro.

Apesar de os EUA ter batido o recorde de estudantes internacionais no país em 2017, a queda no número de matrículas se dá por uma série de razões, entre elas, a eleição de Donald Trump e suas leis mais rígidas de imigração. O mesmo acontece com o Reino Unido após o Brexit, que votou pela saída do país da União Europeia. Nada disso anula a qualidade dos programas acadêmicos oferecidos por estes dois países, que continuam atraindo estudantes internacionais. No entanto, abre uma brecha para que demais destinos cresçam em popularidade e abocanhem uma parcela maior de intercambistas que, em outras épocas, poderiam nem considerá-los como opção.

Quais são estes países? Dentre tantos outros, como Malta, África do Sul, Espanha e Portugal, selecionamos cinco destinos de estudo que se tornaram extremamente relevantes nos últimos anos.

Tópicos deste artigo

1. Canadá

Moeda: 1 dólar canadense = 2,58 reais

Canadá é, na verdade, o destino mais popular entre os brasileiros nos dois últimos anos, vencendo EUA e Reino Unido. E as razões não são poucas, como já explicamos aqui. Basicamente, o país oferece uma mistura de: 

  • Preços mais acessíveis, com a moeda nacional mais barata que o dólar americano, libra esterlina e euro;
  • Opções variadas de estudo de qualidade, desde cursos de inglês de verão até graduações e pós-graduações em universidades renomadas;
  • Programas de experiências profissionais durante os estudos, como estágios e co-op programs;
  • Chances de estender a estadia para permanecer no país e trabalhar.

Além disso, o país tem leis de acolhimento de imigrantes e refugiados que só incentivam o multiculturalismo como também comprovam que os canadenses são um povo bem receptivo.

2. Irlanda

Moeda: 1 euro = 3,89 reais

A Irlanda cresceu imensamente entre os estudantes brasileiros, principalmente como destino de estudo para cursos de inglês. Isto porque uma das maiores vantagens do país é que os estudantes internacionais são permitidos exercer qualquer função remunerada no país mesmo matriculados em um programa de idioma, diferente da grande maioria dos destinos de estudo do mundo.

A possibilidade de trabalhar no país desde o início e sem a necessidade de estar vinculado à área de estudo, de fato, é uma das melhores formas de complementar o orçamento no exterior.

Outro fator que acaba fortalecendo a popularidade do país é exatamente a quantia de brasileiros por lá. Além do boca-a-boca ainda ser uma propaganda eficiente – afinal, quem tem uma boa experiência por lá acaba recomendando o país os outros –, várias pessoas se sentem mais seguras de saber que estarão entre conterrâneos no exterior. Dublin, o principal foco de estrangeiros, é uma cidade multicultural, com opções de culinária, mercados, baladas, etc. de todo tipo de nacionalidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E, claro, para colaborar ainda mais com o seu sucesso, a Irlanda tem universidades mundialmente renomadas, como a University College Dublin e a Trinity College.

Saiba como escolher o seu curso de inglês na Irlanda.

3. Austrália

Moeda: 1 dólar australiano = 2,53

Clima mais parecido com o nosso, praias paradisíacas, churrascos ao ar livre, belezas naturais, reservas de cangurus e coalas... Claramente, a Austrália é muito mais do que isso, mas essa lista das coisas mais famosas do país já é suficiente para atrair estudantes do mundo inteiro!

A moeda da Austrália também é mais barata que o euro, a libra e o dólar australiano (e, dependendo da cotação, é quase sempre mais barata que o canadense também), o que acaba compensando o seu custo de vida considerado um pouco alto. 

O país tem oito das 100 melhores universidades do mundo; além disso, várias de suas cidades sempre aparecem entre as melhores globais, como Melbourne e Sydney. A sua localização no Hemisfério Sul faz com que tenha as mesmas estações do ano que as nossas e também um clima quente mais semelhante ao brasileiro, fatores que ajudam bastante na adaptação.

4. Nova Zelândia

Moeda: 1 dólar da Nova Zelândia = 2,30 reais

A Nova Zelândia tem duas das 20 melhores cidades do mundo (em 2017), Wellington e Auckland (a capital é, inclusive, a terceira colocada do ranking). 

Na verdade, os atrativos do país são parecidos com os da sua colega de continente, a Austrália:

  • Belezas naturais de tirar o fôlego;
  • Praias paradisíacas;
  • A moeda mais barata de todas da lista;
  • Universidades famosas, como University of Auckland, University of Otago e University of Canterbury;
  • Oportunidades de trabalhar por até 20 horas semanais durante os estudos;
  • Oportunidades de trabalho após os estudos, devido à escassez de mão de obra qualificada em vários campos.

O diferencial da Nova Zelândia é que ela é reconhecidamente um paraíso para quem gosta de esportes radicais e, por estar localizada mais ao sul, tem mais regiões com neve.

5. França

Único destino de estudo não anglófono da nossa lista, França foi considerada mais atraente como destino de estudo internacional do que EUA, Reino Unido e Alemanha, de acordo com uma pesquisa do Campus France – apenas o Canadá conseguiu superá-la. Os principais fatores para este resultado positivo foram o valor dos estudos, a qualidade da educação e do treinamento, a cultura e a língua francesa.

Paris está frequentemente no topo das melhores cidades universitárias do mundo – em 2017, ficou em segundo lugar no ranking da QS, atrás apenas de Montreal, Canadá, mas já ocupou a primeira posição de 2014 a 2016.

A França tem uma diversidade de cidades além de Paris com ofertas acadêmicas renomadas, como Bordeaux e Toulouse, e também é um ponto de partida maravilhoso para viajar para o resto da Europa, com passagens de trem e de ônibus bem em conta.