3 tipos de bolsas de estudo na Alemanha: o seu caminho para os estudos na Europa

Bolsas na Alemanha podem ser oferecidas por universidades, governo, agências e organizações não governamentais.
Por Hotcourses Brasil

Universidade Humboldt de Berlim
Universidade Humboldt de Berlim
Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Já considerou estudar na Alemanha? Esperamos que sim! O país tem todo o potencial para se tornar o mais importante destino de estudo da Europa: instituições de qualidade, graduações gratuitas (você não leu errado! Saiba mais sobre isso), oportunidades profissionais, qualidade de vida, ambiente internacional, opções de cursos acadêmicos ministradas em inglês... A lista é longa. Melhor ainda se você conseguir uma bolsa de estudo para bancar as despesas da experiência! E isso é bastante possível, uma vez que há uma ampla variedade de financiamentos oferecidos especificamente para estudantes internacionais, seja pelo governo alemão, agências e organizações ou pelas próprias universidades. 

Aprenda sobre as opções de bolsas de estudo para a Alemanha a seguir!

1. Bolsas de estudo oferecidas pelo governo da Alemanha - DAAD

DAAD é a sigla para Deutscher Akademischer Austauschdienst, que significa Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Este é o site oficial de educação superior da Alemanha. Nele, você encontra uma lista de todos os tipos bolsas de estudo oferecidas pelo governo do país. Elas variam em diferentes aspectos, como o país ao qual são direcionadas, área e nível de estudo, valor, etc. A lista também traz bolsas oferecidas pelo próprio DAAD e por outras organizações externas.

A ferramenta de busca permite que você filtre seus resultados por palavra-chave ou nome do curso, nível de estudo, país de origem e área de estudo. Ao filtrar a pesquisa com o Brasil como país de origem, a pesquisa apresenta 85 opções de bolsas. Basta clicar em cada um dos resultados para ser levado a uma página com informações bastante detalhadas sobre a bolsa, como visão geral, quem pode se inscrever, duração, valor, requisitos e o processo de seleção.

Visite o site do DAAD aqui.

Outro programa de bolsas de estudo bastante famoso é o Erasmus Mundus, criado pela União Europeia como uma ferramenta de mobilidade para financiar programas de intercâmbio de educação e pesquisa. Os brasileiros podem se inscrever nas bolsas oferecidas pelo Erasmus Mundus Joint Master (EMJMD) e Joint Doctorates na Alemanha, no entanto, estas são respectiva e especificamente para mestrados e doutorados. 

Como as graduações costumam ser gratuitas no país, é mais fácil encontrar bolsas de estudo para programas de pós-graduação na Alemanha.

2. Bolsas de estudo oferecidas por agências e organizações não governamentais

Há também algumas bolsas de estudo oferecidas aos estrangeiros por meio de agências e fundações com propósitos específicos, como é o caso da:

-Fundação Heinrich Böll: o departamento de bolsas de estudo dessa fundação, uma organização política alemã sem fins lucrativos, oferece opções de financiamento para graduações, pós-graduações e doutorados na Alemanha. O processo de inscrição é feito online e acontece duas vezes ao ano com seis semanas de antecedência aos seus prazos finais nos dias 1º de março e 31 de agosto. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de contemplar todas as áreas de estudo e tipos de instituições, como a Fundação faz parte da corrente política verde e tem como princípios fundamentais a ecologia, sustentabilidade, democracia e direitos humanos, o foco principal de suas bolsas de estudo é a educação para o desenvolvimento da sustentabilidade, para estudantes que compartilhem dos mesmos princípios que a Fundação. É necessário comprovar proficiência mínima na língua alemã. 

Encontre todas as informações detalhadas no site oficial.

- Deutschland Stipendium: literalmente Bolsa de Estudo da Alemanha, este programa oferece suporte financeiro a estudantes de todas as partes do mundo que demonstrarem um forte desempenho escolar. 

Concedido em parceria com empresas, organizações públicas e privadas, fundações e patrocinadores que bancam metade da bolsa – o restante é bancado pelo governo –, o estipêndio tem o valor de 300 euros mensais para estudantes internacionais talentosos, independente da nacionalidade e condição financeira. Estrangeiros altamente talentosos podem receber este estipêndio durante dois semestres de estudo em uma universidade alemã. 

Para ser selecionado, é preciso atender aos requisitos de admissão da sua instituição de ensino superior na Alemanha. (Metade do valor desta bolsa é bancada pelo governo federal.)

3. Bolsas de estudo oferecidas por universidades da Alemanha

Assim como no mundo inteiro, as universidades alemãs também têm opções de bolsas e financiamentos para estudantes internacionais a fim de ajudá-los a cobrir os custos da experiência acadêmica no país. 

Um exemplo é a famosa RWTH Aachen University, localizada no Estado da Renânia do Norte-Vestfália, e eleita uma das 100 melhores univeridades do mundo pela Times Higher Education. A instituição mantém um banco de dados de bolsas de estudo oferecidas para os seus cursos, que são ministrados nas áreas de Matemática, Ciências da Computação, Ciências Naturais, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Medicina, Humanas, Ciências Sociais, entre outras. Visite-o aqui!

A Ulm University tem uma bolsa de estudo para o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, chamada Baden-Württemberg Scholarship, com duração de apenas um semestre (€ 2.400) ou um ano (€ 3.600). 

A Universidade de Hamburgo (Universität Hamburg) tem bolsas de estudo por mérito para estudantes internacionais que tiverem sido admitidos em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por ela. O valor mensal é de 650 euros e os prazos de inscrição são no dia 15 de abril e 15 de outubro. Os candidatos precisam demonstrar forte desempenho acadêmico e a inscrição é feita online, pelo site da Universidade.