Topo
pesquisar
Em 24/01/2012 17h27, atualizado em 18/04/2012 17h37

10 dicas para evitar a homesickness ao mudar-se para estudar no exterior

Estudar no Exterior

Praticar hobbies e fazer novas amizades podem ajudar a diminuir a saudade. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra homesickness significa “saudade da pátria, do lar e da família, nostalgia”. Ao mudar-se para estudar no exterior, você vai estar empolgado com a nova rotina, rodeado de novas pessoas do mundo todo, e frequentará um ambiente universitário; vai ocupar-se com estudos e trabalhos do curso, e nas horas livres terá um país completamente novo para explorar. São muitas novidades, portanto é pouco provável que a homesickness – a preocupante saudade de casa – acabe nem dando as caras. Mas para evitar que ela apareça a Hotcourses Brasil listou algumas dicas para ajudar no processo de adaptação. Lembrando sempre procurar intercalá-las com as atividades universitárias para não prejudicar o aproveitamento escolar. Aqui vão elas:

1) Antes mesmo de viajar, você deve procurar encontrar pessoas que moram na cidade que será o seu destino de estudo. Adicione em redes sociais ou pesquise no site da Universidade, por exemplo. Os jovens estrangeiros são, normalmente, bastante abertos a amizades com estudantes internacionais e poderão responder perguntas sobre a sua nova cidade e, quem sabe, esperar por você quando mudar-se para apresentá-lo a diferentes locais e amigos.

2) Entre em contato com a Universidade para pedir a lista de alunos que estudarão com você, ou então o contato de algum tutor ou guia de novos estudantes que possa te fornecer contatos antes de viajar. É uma ótima alternativa ter alguém conhecido no país de destino ou ansioso para conhecê-lo.

3) Uma vez no novo país, cursando o novo curso, engaje-se em comitês, grupos de estudos, e atividades extracurriculares oferecidos pela instituição. Manter-se ocupado é a melhor forma de se distrair e não dar espaço para sentir homesick. E freqüentar estes ambientes será uma forma de conhecer pessoas com os mesmos interesses que os seus.

4) Ter acesso livre a um computador e internet não é um luxo para todos. A grande maioria dos estudantes estrangeiros deixa para comprar um laptop nos países de destino, onde, normalmente, os eletrônicos são muito mais baratos que no Brasil. De qualquer forma, ter acesso às redes sociais e, principalmente, ao Skype é uma arma forte contra a homesickness. Poder ver e conversar com familiares e amigos com frequência diminui a distância e a sensação de solidão (que inevitavelmente uma hora ou outra aparece).

5) Frequente ambientes além da Universidade em que possa conhecer outras pessoas e manter um círculo de amigos. Esta é uma dica valiosa: crie amizades duradouras, para que, no momento que a saudade de casa bater, você tenha liberdade de ligar e marcar alguma coisa com alguém legal para distrair.

6) Continue a prática de hobbies: entre em uma academia, ache um lugar para correr, frequente aulas de dança ou artes marciais, vá ao cinema... Manter hábitos da sua vida brasileira ajuda a sentir-se em casa.

7) Crie um blog. Esta é uma opção escolhida por inúmeros jovens que estudam no exterior. Escrever sobre sua vida em uma Universidade estrangeira vai ser uma forma de desabafar, dividir experiências e o principal: manter informado e ajudar matar a saudade de quem lhe espera no Brasil.

8) Tente, logo no início, criar sua rotina na nova cidade. Conheça os arredores e incremente seu dia-a-dia com tarefas e costumes simples que farão com que sua rotina pareça mais natural. Crie o dia da lavanderia, e lave suas roupas sempre nos terças-feiras ou nas quartas, por exemplo. Faça visitas periódicas ao mercado da esquina. Tome café da manhã em um restaurante próximo. Faça suas tarefas de casa em um Starbucks. Sem perceber, você sentirá parte do lugar.

9) Procure trabalhos voluntários na região. Além de distrair, você irá se ocupar com algo beneficente. Bibliotecas, escolas e hospitais públicos são sempre ótimos lugares para procurar alguma função voluntária. Aproveite procurar algo na sua área de estudo que o ajudará a adquirir experiência prática para o seu curso.

10) Uma vez criada a sua rotina e adaptado ao novo ambiente, planeje férias, passeios e viagens. Você terá um mundo todo a explorar e novas amizades que durarão a vida toda. Não se prenda a sua vida brasileira, ela estará lá esperando a sua volta!

Não sabe ainda para onde ir e o que estudar? Encontre o curso no exterior ideal para você no site da Hotcourses Brasil. Além de informações de cursos, você ainda acessa avaliações de estudantes que já estudaram nas instituições, isto irá lhe ajudar a escolher o melhor destino e instituição para você.

Por Brenda Bellani

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola