O peso do nome da universidade

Por Marla Rodrigues

Logos das universidades mais renomadas do país
Logos das universidades mais renomadas do país
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Muito se fala sobre o peso do nome da universidade no currículo dos profissionais. Até onde esta história é verdadeira? De fato, o conceito da faculdade perante a sociedade é muito importante, principalmente quando se está entrando no mercado de trabalho.

Para os olhos do mundo corporativo, o aluno de uma boa faculdade já foi aprovado duas vezes: uma quando passou no vestibular e outra quando se formou, já que o grau de exigência nestas instituições costuma ser bem maior.

Em um primeiro momento, o nome da universidade pesa muito, já que o recém-formado não conta com – quase – nenhuma experiência profissional que possa definí-lo como bom ou ruim no mercado de trabalho.

É claro que não é a faculdade que faz o aluno e, sim o contrário. E é por isso que o sucesso do profissional depende muito do empenho que o mesmo teve enquanto estudante. Aqueles que não tiveram oportunidade de estudar em uma universidade renomada devem dedicar-se em dobro para serem levados a sério em uma entrevista, por exemplo.

Tudo isso pesa mais no início da carreira, já que posteriormente o que vai determinar a competência do sujeito é o resultado obtido em suas experiências profissionais, os benefícios gerados às empresas, suas características comportamentais e produtividade.
É possível encontrar boas faculdades tanto em universidades públicas quanto privadas. A USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, é considerada uma das 200 melhores universidades do mundo, ocupando o 113º lugar, segundo o Webometrics Ranking of World. Na mesma pesquisa, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ocupa a 213ª posição e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), 330ª.

Afinal, como saber se uma universidade é bem conceituada? É possível encontrar ajuda em revistas e jornais que produzem rankings de qualidade e também no site do MEC (Ministério da Educação e Cultura), que disponibiliza a visualização dos rendimentos acadêmicos das universidades. Você também pode fazer uma pesquisa junto a profissionais da área (de algum curso específico), perguntando-lhes sua opinião. Uma boa opção é também ficar de olho nos meios de comunicação: eles sempre perguntam a opinião de especialistas de universidades renomadas.

Mesmo quando famosas, a escolha da universidade ideal deve ser feita com cautela. Perguntas importantes devem sempre ser feitas antes de se decidir por um curso em determinada faculdade. Veja mais sobre este assunto aqui.

Uma avaliação realizada pelo próprio MEC pode lhe ajudar a decidir pelas graduações melhor conceituadas. Todos os anos, a instituição escolhe um grupo de cursos para terem sua qualidade testada. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova de conhecimentos específicos da área aplicada para alunos ingressantes e concluintes do curso, para que seja avaliado o conhecimento agregado ao longo da formação superior. Os cursos são classificados com notas de 1 a 5 e para conhecer os campeões do último Enade (2007), clique aqui. A lista completa dos cursos avaliados pelo MEC está disponível aqui (para abrir em Excel).