Melhores universidades do Brasil e do mundo

Empresa britânica Quacquarelli Symonds analisa seis indicadores para elaborar o ranking anualmente
Por Adriano Lesme

Instituto de Tecnologia de Massachussets
Instituto de Tecnologia de Massachussets
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você sempre teve a curiosidade de saber quais são as melhores universidades do Brasil e do mundo? Se sua resposta foi sim, neste texto vamos falar do QS World University Rankings, uma lista de melhores instituições de ensino superior do mundo elaborada pela empresa britânica Quacquarelli Symonds. 

Há alguns anos, o ranking da QS se tornou referência na avaliação de universidades no mundo. A classificação das instituições é calculada por meio de seis indicadores:

  1. reputação acadêmica;
  2. reputação no mercado de trabalho;
  3. relação entre número de alunos e professores em dedicação exclusiva;
  4. volume de trabalhos acadêmicos publicados;
  5. quantidade de professores estrangeiros;
  6. quantidade de alunos internacionais.

Cada indicador tem um peso na pontuação final da universidade. O indicador de maior peso (40%) é a reputação da universidade, que é medida usando uma pesquisa global na qual os estudantes indicam as instituições que são referência na área que estudam. Cerca de 130 mil estudantes do mundo todo são entrevistados.

A partir de 2023, dois novos indicadores serão adicionados: International Research Network (Rede Internacional de Pesquisas) e Employment Outcomes (Resultados de Emprego).

Tópicos deste artigo

Quais são as melhores universidades do mundo?

1) Massachusetts Institute of Technology (MIT) - EUA
2) University of Cambridge - Reino Unido
3) Stanford University - EUA
4) University of Oxford - Reino Unido
5) Harvard University - EUA
6) California Institute of Technology (Caltech)  - EUA
7) Imperial College London - Reino Unido
8) University College London (UCL) - Reino Unido
9) Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich) - Suíça
10) University of Chicago - EUA

Ao todo, 1.500 instituições de ensino superior do mundo foram citadas no Ranking de Melhores Universidades do Mundo de 2023. Segundo o ranking, a melhor universidade do mundo é o renomado Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos. O MIT foi fundado em 1861 e seus pesquisadores já ganharam 15 Prêmios Nobel, considerando Física, Química e Medicina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as dez melhores universidades do mundo, cinco são dos Estados Unidos. Além do MIT, aparecem na lista a Universidade de Stanford (3º), Universidade de Harvard (5º), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (6º) e a Universidade de Chicago (10º). O Reino Unido possui quatro instituições entre as dez primeiras e a Suíça uma.

Quais são as melhores universidades do Brasil?

1) Universidade de São Paulo (USP)
2) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
5) Universidade Estadual Paulista (Unesp)
6) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
7) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
8) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
9) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
10) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Outras universidades brasileiras citadas no ranking (em ordem de classificação): UFSCar, UFPR, UnB, UFJF, UFPel, UFPE, UERJ, PUC-Campinas, PUCPR, PUCRS, UEL, UFF, UFBA, UFPB, UFG, UFSM, UFU, UFV, UFC, UniRio, UFPA, UFRN, Mackenzie, Udesc e PUC-Minas.

Infelizmente, nenhuma instituição brasileira figura entre as 100 melhores. A Universidade de São Paulo (USP) aparece na posição 115 e é a terceira melhor da América Latina, atrás da Universidade de Buenos Aires (67º) e da Universidade Nacional Autônoma do México (104º). Em anos anteriores, a USP chegou a ser a melhor da América Latina, mas caiu de posição com a crise no Brasil e a falta de recursos.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda melhor brasileira, na posição 210, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a terceira, na 333º colocação.

O Brasil possui 35 instituições no ranking mundial e é o país da América Latina com mais representantes. Em seguida estão o México, com 32, a Argentina, com 25, e o Chile, com 24.