Topo
pesquisar
Em 01/10/2014 14h18, atualizado em 01/10/2014 14h20

Como saber se o curso é reconhecido pelo MEC?

Especial

Para um diploma de graduação ser válido, a instituição precisa estar credenciada no MEC e o curso ser autorizado e reconhecido. Por Rafael Batista
Estudantes precisam ficar atentos para não se matricularem em cursos sem reconhecimento
Estudantes precisam ficar atentos para não se matricularem em cursos sem reconhecimento
PUBLICIDADE

Toda Instituição de Educação Superior (IES), para iniciar suas atividades, deve solicitar o credenciamento no Ministério da Educação (MEC). Existem três modalidades nas quais essas instituições podem enquadrar-se: Faculdades, Centros Universitários e Universidades. O primeiro registro sempre é feito como Faculdade, e as outras duas formas só serão válidas se a instituição já estiver credenciada nessa primeira modalidade.

Uma vez inscritas no MEC, as instituições precisam buscar a autorização para ministrar os cursos de graduação, exceto para universidades e centros universitários, que só precisam de autorização para os cursos de Medicina, Direito, Odontologia e Psicologia. O reconhecimento do curso deve ser solicitado quando a graduação tiver completado metade de sua carga horária. Só através do reconhecimento é que o diploma tem validade nacional.

São disponibilizadas na internet duas ferramentas que possibilitam saber se uma instituição de ensino está credenciada e se os cursos são reconhecidos pelo MEC. Através do Sistema de Consultas de Instituições Credenciadas para Educação a Distância disponível pelo sistema e-mec, é possível saber se cursos oferecidos na modalidade a distância estão autorizados e reconhecidos. Além disso, o e-MEC informa a situação de regulação das instituições e dos cursos oferecidos, endereços de ofertas e indicadores de qualidade obtidos nas avaliações do MEC.

Índices

Para que um curso seja autorizado, reconhecido e tenha o reconhecimento renovado, é necessário que a IES possua conceitos positivos em algumas avaliações realizadas pelo MEC. O mais conhecido de todos os índices realizados pelo Ministério da Educação é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma prova realizada pelos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação. A avaliação confere uma nota para o curso em escala de 1 a 5 pontos.

As instituições também são avaliadas pelo IGC (Índice Geral de Cursos), que considera os resultados de todos os cursos no Enade e avalia o corpo docente, os cursos de pós-graduação, infraestrutura etc. São ponderados também para elaboração do IGC o grau de satisfação do aluno com sua faculdade e o número de matrículas em cada um dos cursos computados. Esse índice é calculado desde 2007 e também confere notas em uma escala de 1 a 5.

Visando à validação ou não do Índice Geral de Cursos, o MEC constitui uma equipe de especialistas para realizar in loco uma avaliação mais detalhada que conferirá à instituição um Conceito Institucional (CI). Essa apreciação só ocorre quando a nota no IGC for considerada satisfatória, ou seja, igual ou superior a 3 pontos, caso contrário a IES deve apresentar uma justificativa em 30 dias no e-MEC.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola