Diferença entre licenciatura, bacharelado e tecnólogo

Apesar da diferença que existe entre licenciatura, bacharelado e tecnólogo, para ingressar em qualquer uma das três modalidades, é preciso ter concluído o ensino médio.
Por Miguel Souza

Mulher usando beca e segurando capelo e livro com a palavra diploma, que pode ser de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.
Bacharelado, licenciatura e tecnólogo são modalidades de cursos de ensino superior.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Bacharelado, licenciatura e tecnólogo são modalidades do ensino superior. Cada uma delas possui atuações diferentes. Os profissionais formados em bacharelado são preparados para o mercado de trabalho de forma ampla, conhecendo boa parte da área em que estudam. Já aqueles formados em licenciatura são preparados para lecionar, ou seja, para trabalhar com a educação e dar aulas.

Por fim, os profissionais que optam por cursos da modalidade tecnólogo também são formados para o mercado de trabalho, porém de forma mais específica do que os bacharéis.

Apesar das diferenças, todas as modalidades são de nível superior, sendo assim, para ingressar em alguma delas, é obrigatório ter concluído o ensino médio.

Leia também: Todos podem participar do Enem para ingressar em um curso superior?

Tópicos deste artigo

  • Bacharelado, licenciatura e tecnólogo são modalidades dos cursos do ensino superior.

  • Cada modalidade qualifica o profissional para atuações específicas no mercado de trabalho.

  • Bacharéis são profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho como profissionais da sua área de formação ou para se dedicarem à pesquisa acadêmica.

  • Os cursos de licenciatura formam profissionais para atuar na educação, ministrando aulas no ensino básico.

  • Os cursos tecnólogos têm duração mais curta do que os demais e são mais práticos do que teóricos.

Qual é a diferença entre licenciatura, bacharelado e tecnólogo?

Conhecer as três modalidades de formação no ensino superior é importante para entender qual delas é mais adequada aos seus interesses profissionais. Cada modalidade habilita o profissional de maneira específica para mercado de trabalho ou para a atuação na área acadêmica.

Cursos de bacharelado e tecnólogos qualificam para a atuação em profissões regulamentadas, entretanto, cursos tecnólogos são mais curtos e têm disciplinas mais voltadas para a prática do que para a teoria. Já os cursos de licenciatura formam professores, isto é, habilitam para a atuação profissional docente no ensino básico da educação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos de bacharelado

Os bacharéis, nome dado aos profissionais formados em cursos de bacharelado, são preparados para atuar no mercado de trabalho de forma ampla, exercendo profissões regulamentadas. Alguns profissionais também podem se dedicar à pesquisa acadêmica na sua área de formação.

Existem cursos voltados apenas para a atuação profissional, como Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração, e Engenharias. De modo geral, a menos que optem pela pesquisa, esses profissionais passam os anos da faculdade estudando e conhecendo a área de forma ampla para que possam atuar no mercado de trabalho.

A maioria desses profissionais pode atuar em diferentes áreas dentro de sua formação original. Um bacharel em jornalismo, por exemplo, pode se tornar um profissional do impresso, TV, Webjornalismo e assim por diante. Já um bacharel em Direito (que se torne advogado) provavelmente irá se dedicar a uma área do Direito, como Direito Administrativo, Direito Penal ou Direito Trabalhista. Essa “especialização” dentro da área ocorre de acordo com os interesses dos alunos, seja por meio de estágios durante o curso, seja por meio de cursos pós (ou durante) a graduação.

Veja também: 7 dicas para escolher o curso ideal

Cursos de licenciatura

Diferentemente dos cursos de bacharelado, os cursos de licenciatura formam profissionais para exercer a docência no ensino básico, no nível fundamental ou no médio. Para lecionar no ensino superior, é preciso fazer pós-graduação. Ao longo de sua formação, os estudantes dos cursos de licenciatura terão disciplinas do curso escolhido. Sendo assim, um estudante de Letras terá disciplinas de Linguística e Literatura, por exemplo, e um aluno de Matemática terá disciplinas como Cálculo e Estatística.

Contudo, independente do curso escolhido, os estudantes dos cursos de licenciatura terão obrigatoriamente uma carga horária voltada para o ato de lecionar, incluindo disciplinas voltadas para técnicas de ensino, didática e teorias de aprendizagem. Entre as disciplinas comuns nos cursos de licenciatura, estão: Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem, História da Educação no Brasil, e Didática.

Cursos tecnólogos

Os cursos tecnólogos são formações de ensino superior voltadas para a atuação no mercado de trabalho, com duração menor que as demais. Justamente por serem feitos para o mercado, eles são mais rápidos que os cursos de bacharelado ou licenciatura. De modo geral, a duração dos cursos tecnólogos é de dois a três anos. O objetivo é o retorno mais ágil dos estudantes para o mercado de trabalho.

Os estudantes de cursos tecnólogos possuem disciplinas mais práticas do que teóricas, porém isso não quer dizer que os cursos não tenham carga teórica ou até mesmo disciplinas laboratoriais. Entre os cursos tecnólogos, estão:

  • Segurança;

  • Produção Industrial;

  • Gestão e Negócios;

  • Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Saiba mais: Diferença entre curso técnico integrado, subsequente e concomitante

Cursos com modalidades licenciatura e bacharelado

Também existem cursos que oferecem duas modalidades, ou seja, em algumas faculdades, é oferecida a escolha entre licenciatura e bacharelado ou de aproveitar disciplinas para graduar-se nas duas modalidades. Esse é o caso, por exemplo, dos cursos de Química, Física, Biologia e Filosofia, em que o estudante pode escolher se deseja se tornar professor, pesquisador ou atuar no mercado de trabalho como um profissional qualificado. Para saber mais sobre essas modalidades, clique aqui.

Diferença entre cursos tecnólogos e cursos técnicos

Assim como as outras modalidades de cursos superiores, os tecnólogos precisam do ensino médio completo para seu ingresso. Essa é uma das principais diferenças entre os cursos tecnólogos e os cursos técnicos. Diferentemente da formação técnica, que não exige a conclusão do nível médio, os cursos tecnólogos também são considerados superiores, sendo assim, precisam de ensino médio completo para sua realização.

 

Por Miguel Souza
Jornalista