Veja as notas máximas e mínimas do Enem 2016

Entenda como o resultado do exame é calculado e saiba se você se saiu bem nas provas.
Em 18/01/2017 15h44 , atualizado em 18/01/2017 15h44 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já estão disponíveis para consulta. O resultado foi divulgado no fim da manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro. Durante a coletiva de imprensa com o Ministério da Educação (MEC), foram informadas as pontuações máximas e mínimas de cada área das provas. 

Acesse suas notas do Enem 2016

Primeiro, você precisa saber que a pontuação mínima apresentada não é zero e máxima não precisa ser necessariamente mil, como vemos na redação. Em 2015, por exemplo, a maior nota de matemática foi 1.008,3. Estranho, não? O motivo é que o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a pontuação dos participantes, por isso não é possível fazer o cálculo sozinho, apenas com número de acertos ao conferir o gabarito. 

Tire suas dúvidas sobre o resultado

Em resumo, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um cálculo que considera a quantidade de acertos em determinada questão, possibilidade de acerto em caso de chute - fator que mostra se a pergunta é considera fácil ou difícil e outros fatores. Por esse motivo, se você e seu amigo acertaram o mesmo número de alternativas, não quer dizer que tenham a mesma nota

Calcule sua média

As pontuações máximas e mínimas de cada prova não são pré-fixadas e mudam conforme o ano. A média geral também sofre alterações em cada edição, mas costumam ficar entre 450 e 500 pontos. Um pior desempenho pode ser considerado quando o valor fica cada vez mais menor em relação ao valor mediano. Já para se sair bem é preciso estar acima da média (quanto mais alto, melhor o resultado). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Notas

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias foi a área do Enem 2016 que apresentou a menor nota, registrando pontuação mínima de 287,5, enquanto a máxima foi de 846,4 pontos. A média total dos participantes nesta prova foi de 520,5. 

Matemática e suas Tecnologias registrou a segunda menor pontuação, 309,7 pontos, e sua maior foi 991,5. A média total dos estudantes foi de 489,5. 

A menor nota de Ciências da Natureza e suas Tecnologias foi 316,5 pontos, sendo 871,3 a maior pontuação desta prova. Como média total, tal área registrou 477,1. 

Ciências Humanas e suas Tecnologias teve como menor nota 317,4 pontos, enquanto a máxima foi de 859,1. A média total desta prova foi de 533,5. 


 Notas máximas e mínimas em cada área, junto à média geral e dos concluintes

Pesos

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui o vestibular e permite o ingresso em universidades e institutos públicos com o Enem, costuma usar pesos nas notas para cada curso, ou seja, graduações de Humanas cobram mais de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, multiplicando a pontuação por um valor pré-determinado, o que aumenta os pontos na hora de concorrer à tão sonhada vaga. Saiba mais aqui


Relacionados

Demanda do Vestibular 2017 da UFPA já está disponível para consulta
A Demanda do Vestibular 2017 da UFPA já está disponível para consulta. A seleção é exclusiva para quem fez o Enem 2016.
Notícias
Edital do Enem 2017 não deve sair em fevereiro
Em contato realizado pelo Vestibular Brasil Escola, o Inep informou que a publicação do edital do Enem 2017 não deve ser antecipada para este mês.
Notícias
Enem 2016: apenas 7,7% dos solicitantes atingiram nota mínima para Certificação
Dos 1.033.761 candidatos que solicitaram a Certificação de Conclusão do Ensino Médio no Enem 2016, apenas 79.814 atingiram a nota mínima.
Notícias
Enem vai deixar de ser usado para Certificação do Ensino Médio
O Enem não poderá ser usado como forma de obter o Certificado do Ensino Médio. Informação foi dada pelo MEC hoje (17). A medida valerá já este ano.
Notícias
Enem: Inep abre Consulta Pública para avaliar possíveis mudanças no exame
O Inep abriu hoje (18) a Consulta Pública para avaliar possíveis mudanças no exame. A pesquisa pode ser respondida até 10 de fevereiro.
Notícias
Inep publica resultado do Enem 2016
O Inep publicou hoje (18) o resultado do Enem 2016. Notas podem ser acessadas pelos concluintes do ensino médio e quem já terminou os estudos.
Notícias
Participantes reclamam que não conseguem acessar as notas do Enem 2016
Alguns participantes da edição do Enem 2016 estão relatando nas redes sociais que ainda não conseguiram visualizar suas notas.
Notícias
Somente 77 participantes alcançaram a nota mil na redação do Enem 2016
Somente 77 participantes alcançaram a nota mil na redação do Enem 2016. Resultado oficial foi divulgado nesta quarta-feira (18).
Notícias