Uso simultâneo de ProUni e Fies é disciplinado pelo MEC

Os dois benefícios só poderão ser utilizados nos casos de bolsa parcial para o mesmo curso e instituição.
Em 29/12/2014 18h07 , atualizado em 18/10/2021 16h01 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, 29 de dezembro, a Portaria Normativa nº 21 que disciplina o benefício simultâneo de financiamento com recursos do  Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e da bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

A utilização simultânea é vetada quando houver ocupação de bolsa integral do ProUni e de utilização do Fies; ocupação de bolsa parcial e utilização de financiamento para cursos ou instituições de ensino superior distintos; ou para o mesmo curso e mesma instituição, se a soma do percentual da bolsa e do financiamento resultar em valor superior ao encargo educacional com desconto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A exceção é para os estudantes que tiverem bolsa parcial e complemento do financiamento no mesmo curso e na mesma instituição. Nos casos em que forem constatadas irregularidades, eles deverão optar por um dos programas e encerrar o outro. Também é possível transferir o contrato de financiamento ou a bolsa de estudos para o mesmo curso e instituição antes do término do prazo de aditamento de renovação. 

Por Wanja Borges
Com informações da Agência Brasil


Relacionados

Como funciona o ProUni - tire sua dúvida
Confira as respostas às principais dúvidas sobre o ProUni, das inscrições ao resultado da lista de espera.
ProUni
Como usar o Enem no ProUni
Saiba como usar a média do Enem para conseguir uma bolsa de estudo no ProUni.
Enem
Enem será obrigatório para inscrição no Fies a partir de 2016
Professores que exercem o magistério em escolas públicas e concluintes do ensino médio até 2010 também deverão participar do Exame.
Notícias
Exigência de nota mínima no Enem para o Fies começa a valer nesta segunda-feira
A partir de hoje, somente estudantes com média superior a 450 pontos no Enem e que não zeraram a redação poderão solicitar o Fies.
Notícias
Fies abre inscrições para novos contratos nesta segunda-feira (23)
MEC reabre nesta segunda-feira, 23, o sistema para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Prazo termina em 30 de abril.
Notícias
Fies, Enem e a qualidade no ensino superior privado
Blog da Redação comenta as mudanças ocorridas no programa Fies no final de 2014, que estão gerando reclamação de estudantes e faculdades.
Blog do Vestibular
Inscrições para o ProUni 2015/1 serão encerradas nesta quinta-feira
Mais de um milhão de estudantes já se inscreveram no Programa. Estão sendo oferecidas 213.113 bolsas de estudo em 30.549 opções de cursos.
Notícias
MEC disponibiliza consulta às bolsas do primeiro ProUni de 2015
Serão ofertadas 213.113 oportunidades, sendo 135.616 integrais. Inscrições começam no dia 26 e seguem até 29 de janeiro, pela internet.
Notícias