Universidade do Minho, em Portugal, adere ao Enem para entrada de brasileiros

Instituição é a 18ª que utilizará as notas do exame para selecionar estudantes do Brasil.
Em 25/10/2016 14h40 , atualizado em 25/10/2016 14h42 Por Lorraine Vilela Campos

Enem
Enem
Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Minho (UM), localizada em Portugal, é a mais nova parceira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para brasileiros. O acordo foi assinado ontem, 24 de outubro. 

A instituição portuguesa conta com unidades nas cidades de Braga e Guimarães. Atualmente, a universidade possui mais de 500 estudantes brasileiros, sendo a maior parte nos programas de pós-graduação. No entanto, o acordo com o Inep pretende aumentar o número de alunos de graduação que sejam do Brasil. 

Com a adesão ao Enem, a Universidade do Minho é a 18ª instituição portuguesa que passa a utilizar as notas do exame para ingresso de brasileiros. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem em Portugal

Além da UM, utilizam as notas do Enem as universidades de Coimbra, do Algarve, Aveiro, de Lisboa, do Porto, da Madeira, dos Açores e da Beira Interior. Além disso, também aceitam as pontuações os institutos politécnicos de Leira, Beja, Porto, Portalegre, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Viseu e Santarém.  

Como estudar em Portugal?

O uso do Enem por instituições portuguesas começou em 2014. De lá para cá, as oportunidades para brasileiros só têm aumentado. O Brasil Escola traz as dicas de quatro jovens do Brasil que usaram o exame para entrar em universidades de Portugal


Relacionados

Enem
Brasil Escola fará a correção comentada do Enem 2016
Pelo 9º ano consecutivo, o Brasil Escola disponibilizará a correção comentada do Enem 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.
Notícias
Enem
Brasileiros explicam como usar o Enem para estudar em Portugal
Estudantes explicam como usaram a nota do Enem para estudar em Portugal e como é a rotina nas universidades portuguesas.
Notícias
Enem
Brasileiros poderão estudar no Instituto de Bragaça, em Portugal, com o Enem
Os brasileiros poderão estudar no Instituto de Bragaça, em Portugal, com o Enem. Instituição é a 20ª que assina acordo com o Inep.
Notícias
Enem
Como utilizar a nota do Enem para estudar em Portugal
Saiba como estudar em Portugal usando as notas do Enem. Ao todo, 51 instituições aderiram ao Enem.
Enem
Enem
Enem será aceito por mais duas Universidades de Portugal
A Universidade de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, e no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vão receber alunos brasileiros, com base na nota do Enem.
Notícias
Enem
Estudantes decidem não desocupar escolas para o Enem no Paraná
A realocação dos locais de prova do Enem 2016 foi uma das pautas levantadas por estudantes que ocupam escolas públicas no Paraná.
Notícias
Enem
Instituição portuguesa adere ao Enem como forma de ingresso
Instituição portuguesa adere ao Enem como forma de ingresso. IPCA selecionará brasileiros com base nas notas do exame. Acordo foi firmado ontem (9).
Notícias
Enem
Quatro instituições portuguesas aderem ao Enem para ingresso de brasileiros
Mais quatro instituições portuguesas aderiram ao Enem para ingresso de brasileiros em 2016. Notas do exame serão a forma de seleção.
Notícias