Topo
pesquisar
Em 22/11/2017 09h21, atualizado em 22/11/2017 09h23

Unicamp aprova sistema de cotas no Vestibular e vai oferecer vagas via Enem

Notícias

As mudanças começam a valer a partir do Vestibular para ingresso em 2019. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

Na última terça-feira, dia 21 de novembro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, aprovou, por meio do Conselho Universitário (Consu), a adoção de um sistema de cotas étnico-raciais. As medidas devem entrar em vigor a partir do Vestibular 2019.

De acordo com a proposta aprovada, serão reservadas 25% das vagas nos cursos de graduação da Unicamp para estudantes autodeclarados pretos e pardos. Além disso, a universidade deve criar um vestibular específico para a comunidade indígena, como já acontece em diversas instituições públicas.

Outras decisões vão alterar algumas regras do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), em vigor desde de 2004. Entre as novidades está a concessão de bônus nas notas do vestibular também aos candidatos que cursaram o Ensino Fundamental II em escola pública. No modelo atual, o PAAIS confere pontuação adicional somente aos candidatos que fizeram o Ensino Médio em escola pública.

Enem

A partir de 2019, a Unicamp também vai realizar um vestibular específico para os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A oferta destas vagas terá um edital próprio e não será pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), como pensado inicialmente.

Neste caso, serão preenchidas 668 vagas em cada processo seletivo, o que representa 20% das oportunidades oferecidas pela universidade. Os detalhes, como nota de corte e pesos de disciplinas para classificação serão discutidos posteriormente.

Unicamp 2018

O Vestibular da Unicamp 2018 está em andamento e permanece no mesmo modelo dos anteriores, contando apenas com o PAAIS e Profis como ações afirmativas. 

As provas da primeira fase foram aplicadas no último domingo, dia 19 de novembro, enquanto a segunda etapa é esperada para o período entre 14 e 16 de janeiro de 2018. Mais informações no site da Unicamp

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola