UFPA recebe inscrições para Vestibular 2018 via Enem

Processo seletivo disponibiliza, nesta edição, mais de 5,9 mil vagas em 83 cursos
Em 04/10/2017 13h54 , atualizado em 04/10/2017 14h03 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu nesta quarta-feira, 4 de outubro, inscrições para o Vestibular 2018. O prazo encerra dia 30 deste mês. A taxa custa R$ 50.

Inscreva-se Vestibular 2018 UFPA

Os candidatos que cursaram todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública ou como bolsistas integrais em escolas da rede privada poderão solicitar a isenção de taxa, no ato da inscrição. 

A concessão do benefício é automática para cotistas. Já os demais deverão enviar cópia do histórico escolar ou declaração que comprove atendimento aos critérios exigidos, por meio do link específico. O resultado sairá até 14 de novembro.

Provas

Somente podem participar do processo seletivo candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, pois eles serão avaliados por essas notas. 

Vale destacar que somente serão analisados os boletins dos inscritos que tiverem notas acima de 500 na redação do Enem e de 400 nas demais provas. 

Segundo o Edital, os candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e/ou Tocantins têm direito a bônus de 10% na nota final.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibulandos dos cursos de Música e Dança também deverão fazer testes de habilidades específicas no dia 3 de dezembro.

A instituição ainda não divulgou a data do resultado. Porém ele deve ser publicado depois da liberação das notas do Enem 2017, previstas para saírem em 19 de janeiro de 2018.

Vagas

São oferecidas 5.903 vagas em 83 cursos de graduação. Conforme o edital, no mínimo 50% das oportunidades destinam-se a candidatos que estudaram na rede pública e que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Veja mais no item 5 do documento.

Entre as novidades desta edição, está a carreira de Desenvolvimento Rural, com 45 oportunidades. A UFPA disponibiliza ainda 1.450 vagas para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/1, cujo cronograma ainda não foi publicado.

As oportunidades são para as cidades de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Baião, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Curuça, Limoeiro do Ajurú, Mãe do Rio, Mocajuba, Queiras do Pará, Salinópolis, Soure, Santa Luzia, Tomé-Açú e Tucuruí.

Para mais informações, acesse o Edital ou o site do vestibular da UFPA