Topo
pesquisar
Em 19/12/2016 17h06, atualizado em 19/12/2016 17h43

UFMG anuncia a oferta de 6.279 vagas pelo SiSU 2017/1

Notícias

Oportunidades são exclusivas para quem fez o Enem 2016. Metade é voltada para cotistas. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou nesta segunda-feira, 19 de dezembro, a oferta de 6.279 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1. As oportunidades são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. 

Confira os cursos e vagas oferecidos

A oferta para 2017 permanece a mesma da última edição. A reserva de vagas, também conhecida como cotas, corresponde à metade das 6.279 vagas oferecidas no ingresso via Enem. O requisito principal para todos os cotistas é que sejam estudantes de escolas públicas e, dentro deste grupo, estão as diferentes modalidades que envolvem renda e etnia. 

Você pode entender melhor como funciona cada categoria da reserva de vagas no Edital divulgado pela UFMG. A distribuição das vagas por curso, campus, categoria (cotas ou ampla concorrência) e demais orientações também estão presentes no documento. 

Cotas

Com o SiSU, houve o aumento no número de cotistas presentes na universidade, fator que permitiu o maior acesso de estudantes de escolas públicas aos cursos que antes eram considerados mais "elitistas". Após a Lei de Cotas se tornar integral, a qual foi criada em 2012, o perfil dos universitários de baixa renda cresceu de 48% para 53%. 

No período em que a Lei de Cotas está em vigor, houve um aumento de 49% para 56% no número de estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Desde a última edição, a metade das vagas oferecidas pelo SiSU é reservada para egressos da rede pública. 

Outra característica destacada pela universidade é o crescimento da diversidade dentro da instituição, já que o SiSU facilita a participação de pessoas de outros estados na seleção. São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia são os locais de onde vem grande parte dos estudantes aprovados via Enem, quando se trata de universitários que não são naturais de Minas Gerais. 

Habilidades Específicas

O SiSU é a forma de ingresso na UFMG para quase todos os cursos. No entanto, os cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro não podem participar da seleção unificada do Ministério da Educação (MEC), pois precisam provas complementares de verificação das habilidades específicas. 

No entanto, o Enem também faz parte do processo seletivo para tais participantes, já que suas notas substituem a aplicação do Vestibular Tradicional (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos e Redação). A soma da pontuação do exame do Inep e o desempenho dos candidatos nas provas de habilidades específicas aplicadas pela UFMG é que compõem o resultado final da seleção. 

As inscrições para as provas de habilidades específicas foram realizadas entre 7 de outubro e 11 de novembro. As provas serão aplicadas entre 1º e 3 de fevereiro. Para 2017, a oferta é de 391 vagas para os cursos acima mencionados, os quais não fazem parte do SiSU. O cronograma completo pode ser conferido neste Edital

Enem 2016

O Enem 2016 foi realizado em duas etapas, devido às ocupações dos locais de prova por grupos de estudantes. Os participantes que não foram afetados pelas manifestações tiveram o exame em 5 e 6 de novembro, enquanto os demais participaram em 3 e 4 de dezembro. 

As provas foram compostas por 180 questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação. O resultado será publicado em 19 de janeiro de 2017. 

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola