Topo
pesquisar
Em 15/12/2015 17h08, atualizado em 15/12/2015 17h13

UFBA vai preencher mais de 4,4 mil vagas pelo SiSU 2016

Notícias

São 89 cursos em Salvador e Vitória da Conquista que contam com ingresso via Enem 2015. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai preencher 4.442 vagas em 89 cursos utilizando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2016. O ingresso será exclusivo para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.

Confira a oferta de vagas em cada curso

Os pesos e notas mínimas de cada curso, assim como a distribuição das vagas, podem ser conferidos neste termo de adesão. A pontuação mínima em Redação, em todas as graduações, é de 200 pontos. 

Entenda a Lei de Cotas

As oportunidades são para as cidades de Salvador e Vitória da Conquista. Os cursos são oferecidos nas modalidades Curso de Progressão Linear (CPL), Curso Superior de Tecnologia (CST) e Bacharelado Internacional (BI). As vagas serão oferecidas em ampla concorrência e reserva de vagas, conforme previsto na Lei nº 12.711/2012, também conhecida como Lei de Cotas

Exceções 

Os cursos de Artes Plásticas; Design; Licenciatura em Desenho e Plástica; Superior de Decoração; Direção Teatral; Interpretação Teatral; Licenciatura em Teatro; Canto, Composição e Regência; Instrumento; Licenciatura em Música e Música Popular não serão oferecidos pelo SiSU. No entanto, o candidato precisa ter feito o Enem 2015 para concorrer, já que o exame constitui uma das etapas do Processo Seletivo, enquanto a outra fase é composta por teste de habilidades específicas. 

As inscrições para a seleção dos cursos com habilidades específicas serão realizadas na página da instituição. Um Edital será publicado com o cronograma completo do Processo Seletivo no mês de janeiro. 

Mais informações no e-mail ssoa@ufba.br, pelo telefone (71) 3283-7820 - em dias úteis - das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Enem e SiSU

O resultado do Enem 2015 está previsto para o início de janeiro. Após a divulgação de tais notas, o Ministério da Educação abre as inscrições do SiSU, em data a ser informada.  

Confira a pontuação mínima de alguns cursos

O SiSU foi criado em 2010 e substitui o Vestibular em diversas instituições públicas de ensino superior. O sistema utiliza apenas as notas da última edição do Enem para selecionar os candidatos. Os estudantes podem concorrer às vagas de qualquer estado que faça parte de tal seleção, mesmo que não morem nos locais em que as oportunidades são oferecidas. 

Por Lorraine Vilela

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola