Topo
pesquisar
Em 29/04/2017 08h20

Treineiros no Enem

Enem

Estudantes menores de 18 anos que estão no 1º ou 2º ano do ensino médio são considerados treineiros Por Rafael Batista
O resultado do Enem para treineiros é válido apenas para autoavaliação
O resultado do Enem para treineiros é válido apenas para autoavaliação
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes matriculados na última etapa da educação básica. Muitas mudanças foram feitas no exame e hoje é um dos principais meios de ingresso em um curso superior.

Pode participar do Enem qualquer estudante que esteja matriculado no ensino médio. No entanto, os estudantes menores de 18 anos e que ainda não estão no último ano do ensino médio devem participar do exame na condição de treineiro.

Isso significa que, neste caso, o Enem é feito somente para autoavaliação, não podendo ser usado para se inscrever nos programas de acesso ao ensino superior: Sisu, Prouni e Fies. Por isso, as notas dos participantes treineiros são divulgadas 60 dias depois que o resultado do Enem é liberado para os estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio.

Em 2016, dos mais de 8,6 milhões de participantes do Enem, 1.344.060 se inscreveram na condição treineiro, o que representa 16% do total.

Maiores de 18 anos

As pessoas maiores de 18 anos que não concluíram os estudos ou não estão matriculadas no ensino médio não podem se inscrever como treineiros. Neste caso, deve-se realizar primeiro o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para concluir o ensino médio.

Até a edição de 2016, era possível participar do Enem com o objetivo de obter a certificação do ensino médio. Segundo o Ministério da Educação (MEC), na última edição apenas 7,7% dos candidatos que fizeram o exame com esse objetivo alcançaram a nota mínima.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola