Transgênicos no Enem

Sempre são abordados temas relevantes para a sociedade, como é o caso dos transgênicos, no Enem. Sendo assim, é fundamental atenção redobrada ao estudar esses assuntos.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Os transgênicos são organismos que receberam genes de outra espécie
Os transgênicos são organismos que receberam genes de outra espécie
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com o avanço da Engenharia Genética, estamos fazendo façanhas consideradas impossíveis há alguns anos. A clonagem, o melhoramento genético e as técnicas de terapia gênica fazem cada vez mais parte da nossa rotina e são cada vez mais aceitas pela sociedade. A dica de hoje do Vestibular Brasil Escola volta-se para os organismos transgênicos, um tema interessante e atual que não poderia ficar fora das provas de Enem, não é mesmo?

Os chamados transgênicos são organismos geneticamente modificados que podem ser definidos como seres vivos que possuem um gene incorporado de outra espécie. Esse gene “novo” (transgene) é responsável pela síntese de proteínas anteriormente não produzidas pela espécie receptora. 

Esses cruzamentos e incorporação de genes nunca aconteceriam de forma natural na natureza. A técnica de Engenharia Genética que permite que o homem seja capaz de realizar esses procedimentos tem por objetivo principal colocar em uma determinada espécie uma característica importante que, infelizmente, só está presente em outra.  Com essa tecnologia, é possível inserir um gene de qualquer ser vivo em outro, sendo os mais utilizados aqueles retirados de bactérias e alguns vírus.

Um exemplo clássico de organismos transgênicos é o de plantas resistentes a herbicidas e aquelas capazes de sintetizar proteínas tóxicas para insetos. Além disso, alguns vegetais foram modificados para ficar mais tempo estocados, outros tiveram a quantidade de uma determinada substância potencializada e algumas espécies tiveram seu valor nutricional aumentado. 

Você pode conferir alguns textos com argumentos a favor e contra a comercialização de transgênicos nos links a seguir:
- Argumentos favoráveis aos transgênicos;
- Argumentos contra os transgênicos.

Agora que relembramos um pouco sobre o tema, vamos ver como ele já foi cobrado no Enem. Observe algumas questões:

Questão do Enem de 2012 sobre transgênicos

O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência

a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

Resolução:
Como visto anteriormente e reafirmado no enunciado da questão, os transgênicos são formados a partir da inserção de genes de outra espécie. Ao colocar esse gene através da técnica de DNA recombinante, conseguimos que ele seja transcrito em uma molécula de RNA e, posteriormente, seja traduzido em uma proteína. Sendo assim, podemos concluir que a resposta correta é a letra e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

Questão do Enem de 2013 sobre transgênicos

A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizado para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense.
e) Retículo endoplasmático.

Resolução:
Observe que, apesar do assunto referir-se aos transgênicos, a questão exige  conhecimento a respeito da Biologia Celular. Para inserir genes e combiná-los com o material genético do portador, é necessário localizar na célula locais onde existe DNA. Em uma célula, pode ser encontrado material genético no núcleo, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Sendo assim, a resposta correta é letra b) mitocôndria.

Ao estudar para o Enem, lembre-se de que temas atuais e de relevância científica sempre são abordados. Estar atento a esses importantes temas é fundamental para a realização de uma boa prova.

Fique atento e bons estudos!

Assista às nossas videoaulas