Tire suas dúvidas sobre as inscrições do Enem

Algumas opções não podem ser alteradas após o prazo de inscrições do Enem, como local de prova.
Por Silvia Tancredi

Estudante pensando com computador no colo
Inscrições para o Enem são feitas na Página do Participante
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O Enem é o maior exame educacional do Brasil. Criado em 1998 para medir o desempenho dos estudantes no ensino médio, também é usado pelos participantes para ingressar em faculdades, tanto públicas quanto privadas. 

Confira as universidades que aceitam o Enem como forma de ingresso

Se você pensa em fazer o exame, é importante que saiba todos os detalhes. O Brasil Escola preparou uma lista com as principais dúvidas dos estudantes sobre a inscrição. Confira!

Quando serão abertas as inscrições para o Enem 2023?

As inscrições para o Enem 2023 serão recebidas entre 5 e 16 de junho. 

Qualquer pessoa pode se inscrever no Enem?

Para participar do Enem, o estudante deve cursar ou já ter concluído o ensino médio. Quem está no terceiro ano ou já o terminou pode usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior. 

Os estudantes que estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros, mas não poderão usar o desempenho para entrar nas universidades. Nesse caso, os inscritos terão acesso às notas 60 dias depois que o resultado for liberado para os demais participantes. 

Como fazer a inscrição no Enem?

As inscrições do Enem somente podem ser feitas durante o prazo estabelecido pelo Inep. Os interessados devem acessar a Página do Participante e preencher o formulário com os seguintes dados pessoais:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Número do CPF
  • Nome da mãe
  • Endereço
  • Escolaridade
  • Dados socioeconômicos
  • Telefones 
  • E-mail válido

Veja como fazer a inscrição no Enem

Qual o valor da taxa do Enem?

O valor da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85.

Quem tem direito a isenção da taxa no Enem?

A gratuidade é concedida a candidatos que se encaixam em um dos três requisitos abaixo:

  • Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;

  • Participantes que se enquadram nas exigências da Lei de isenção de taxa de inscrição em vestibulares ou Lei Federal nº 12.799/2013;

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

Saiba mais a isenção de taxa do Enem

Como posso pedir isenção de taxa de inscrição do Enem?

Os interessados em solicitar a gratuidade devem fazer o cadastro na Página do Participante, em prazo definido (geralmente em abril, antes de abrir as inscrições para o Enem). Durante esse mesmo prazo, candidatos que ganharam isenção na edição passada do Enem e não compareceram às provas têm que justificar ausência para ganhar o benefício novamente. 

Posso pedir isenção durante a inscrição do Enem?

Não. Os pedidos de isenção da taxa do Enem devem ser feitos somente no prazo estabelecido. 

Quem pode solicitar atendimento especializado no Enem?

No momento da inscrição no Enem, o estudante pode optar por atendimento especializado. Ele é voltado para pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, pessoas com surdocegueira, discalculia, autismo, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.

Gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), idosos e pessoas em classe hospitalar também podem solicitar atendimento especializado para adaptações no tempo de prova e local de aplicação do exame. 

Posso escolher onde fazer o Enem?

Você pode escolher a cidade de prova, entre as disponibilizadas pelo Inep. No entanto, não é possível escolher o endereço do local da prova. O Inep divulga esta informação no Cartão de Inscrição do Enem, cerca de 20 dias antes das provas.

Quais informações posso alterar depois que concluir a inscrição no Enem?

Durante o período de inscrição no Enem é possível alterar todas as informações, exceto escolaridade e questionário socioeconômico. Depois que o prazo é encerrado, o estudante só consegue alterar telefone, e-mail e senha.

Como saber se minha inscrição foi efetuada com sucesso?

Depois de preencher todas as informações solicitadas e concluir a inscrição, o sistema gera um comprovante com todos os dados fornecidos e gera um boleto para pagamento, caso não tenha optado pela isenção. 

Depois de pagar a inscrição do Enem, em até dois dias úteis a inscrição é confirmada no sistema. Quando isso acontece, aparece uma mensagem “Inscrição confirmada”.

Os estudantes de escola pública têm a inscrição confirmada automaticamente, pois não precisam pagar taxa. Os participantes que ganharam a isenção também têm a inscrição confirmada quando terminam de preencher todos os dados.

Como cancelar a inscrição no Enem?

Se fez a sua inscrição no Enem, mas não quer mais fazer as provas, você pode cancelar o cadastro. Saiba como!

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