Taxa do Enem 2014 deve ser paga até esta quarta-feira

Quem não pagar os R$ 35 terá a inscrição cancelada e não poderá fazer o exame.
Em 28/05/2014 00h05 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 28 de maio, é o último dia para o pagamento da taxa de R$ 35 da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A quitação só é recebida no Banco do Brasil. Nos estados em que há greve, os candidatos podem pagar através dos caixas eletrônicos.

Desde de segunda-feira, 26 de maio, o pagamento também está sendo recebido nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais.

Receba dicas do Enem por SMS

Quem ainda não imprimiu o boleto pode fazê-lo por meio da página de acompanhamento das inscrições, confira. Não haverá prorrogação do prazo. A confirmação de pagamento leva de dois a três dias úteis, portanto ela deverá estar disponível até a próxima segunda-feira, 2 de junho.

Foram recebidas 9,519 milhões de inscrições, um recorde. O número é 21,8% maior em relação a 2013, quando o registro foi de 7,834 milhões. Porém, a quantidade válidas só será divulgada na próxima semana, após a confirmação dos pagamentos. Quem não quitar a taxa não fará o Enem.

Inscritos

Com 1.476.041 de inscritos, São Paulo foi o estado que mais recebeu inscrições. Logo após está Minas Gerais, com 1.057.521. Em seguida aparece a Bahia, com 707.835 registros, Rio de Janeiro, com 691.789 e Ceará, com 596.568, estado com maior número de inscritos em relação à população.

Levando em consideração a região, foi a Sudeste que teve a maior quantidade de inscrições, com 3.407.684, seguida da Nordeste, com 3.062.161 cadastros. Isenções foram concedidas para alunos da rede pública e pelos que declarassem carência, após preencher o questionário socioeconômico.

Testes

Em razão das eleições, que acontecem em outubro, este ano as provas do Enem serão em novembro, nos dias 8 e 9, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Elas acontecem em 1.699 cidades. No sábado serão 90 questões sobre Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma redação e 45 perguntas objetivas acerca de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e outras 45 questões de Matemática constituem os exames. Os cartões de confirmação, com locais de prova, devem ser envidados pelos Correios.

Isso costuma acontecer um mês dos testes e ainda poderão ser consultados na internet. Uma inovação para esta edição será o uso de detectores de metal na revista dos candidatos no ingresso aos locais, como ocorre em vários vestibulares e concursos. O objetivo é evitar fraudes eletrônicas.

Resultados

O Inep ainda não informou quando serão divulgadas as notas do Enem 2014. O gabarito das provas será disponibilizado até 12 de novembro. Consulte o Edital com os detalhes e programas das provas. Outra novidadeé que ele possui uma versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para deficientes auditivos, veja.

A função do Enem é a avaliação do desempenho escolar ao fim do Ensino Médio, porém, devido a importância da prova opções como o acesso à universidade pelo SiSU, à cursos técnicos com o Sisutec, bolsas de estudo com o ProUni, certificação do Ensino Médio, participação no programa Ciências sem Fronteiras, financiamento estudantil com o Fies e agora a seleção para ingresso em universidade de Portugal também são utilizadas.

Dúvidas podem ser esclarecidas ao abrir uma demanda nesta página ou por meio de contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 616161.

Por Dayse Luan