Sisutec 2014/1 conclui hoje as inscrições para as vagas remanescentes

Tanto quem fez o Enem 2013 quanto os que não o fizeram podem se candidatar.
Em 13/04/2014 00h10 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Terminam neste domingo, 13 de abril, as inscrições para as vagas remanescentes da edição 2014/1 Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). Elas começaram na última segunda-feira, 7.

Inscreva-se

Podem se candidatar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e os que não o realizaram, mas que tenham concluído o Ensino Médio. Participantes da etapa anterior e que não foram convocados também podem se inscrever.

Receba conteúdos do Enem por SMS

Dessa vez, pode-se concorrer em apenas um curso, sendo que as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Quem tiver a confirmação da inscrição no sistema deverá comparecer à instituição, em dois úteis, para efetivar a matrícula. Documentos precisam ser verificados com a universidade.

Na última terça-feira, 8 de abril, o Vestibular Brasil Escola fez um levantamento e constatou que a oferta era pouca, só cinco capitais brasileiras possuíam vagas: Belo Horizonte/MG, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS e São Paulo/SP. Além de algumas cidades do interior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sistema

Entre 17 e 21 de março os candidatos poderiam optar por até dois cursos ao se inscreverem. Assim, foram recebidas 1.016.211 inscrições feitas por 527.730 candidatos. A oferta era de 291.338 vagas em 122 cursos técnicos subsequentes distribuídos em 937 instituições de ensino públicas e privadas.

Uma primeira chamada foi em 25 de março, com matrículas entre os dias 26 e 28. A segunda foi em 1º de abril, com registro acadêmico entre os dias 2 e 4 seguintes. Possuem prioridade nas vagas os alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na particular.

Há cotas para negros, pardos e indígenas. Os cursos são oferecidos de forma gratuita e devem ter inicio até o mês de maio. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sisutec@mec.gov.br ou na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), por meio do telefone 0800-616161.

Por Dayse Luan