Saúde humana no Enem

Frequentemente são colocadas questões sobre saúde humana no Enem, normalmente enfocando o tema doenças.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Problemas de saúde frequentemente são abordados no Enem.
Problemas de saúde frequentemente são abordados no Enem.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Isso quer dizer que a saúde não é apenas a ausência de doenças, e sim uma grande variedade de fatores que, juntos, permitem que você esteja bem.

A saúde humana no Enem é abordada em todas essas formas, entretanto, o destaque é dado principalmente às doenças (Conheça nossa seção sobre o tema). Esse é um tema considerado bastante recorrente, com questões em praticamente todas as provas.

É importante realizar uma revisão das várias doenças, com destaque para aquelas que são consideradas graves problemas de saúde pública, como a dengue e algumas doenças sexualmente transmissíveis. A dica para estudar essa parte da biologia é montar um quadro com os agentes causadores, formas de transmissão, sintomas e tratamento das principais doenças.

Observe o exemplo a seguir:

Doença Agente Causador Modo de Transmisão Sintomas Principais Tratamento e Prevenção
Amebíase Entamoeba histolytica (Protozoário) Água ou alimento contaminados. Diarreia, dores abdominais e fezes sanguinolentas. Tratamento: medicamentos específicos.
Prevenção: beber água tratada, lavar bem os alimentos e ter boa higiene.
Ebola Vírus do gênero Filovírus Contato com sangue, vômitos, urina, fezes e secreções de pessoas infetadas. Fadiga, dores de cabeça, nas costas e abdominal, enjoos, vômitos, diarreia, conjuntivite e hemorragias. Sem tratamento eficaz e sem prevenção.
Leptospirose Bactéria do gênero Leptospira Contato com urina de animais infectados ou água ou lama contaminada. Febre, mal-estar, dores de cabeça e no corpo, icterícia, insuficiência renal e hemorragias. Tratamento: antibióticos. Prevenção: Evitar áreas de enchentes, aumentar medidas de saneamento básico e de drenagem de águas pluviais.

Após essa dica, vamos observar como a saúde humana é cobrada no Enem.

Questão sobre saúde no ENEM 2012:

Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares. Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de 

a) difteria. 
b) botulismo. 
c) tuberculose. 
d) leptospirose. 
e) meningite meningocócica.

Para responder a essa questão, algumas dicas são dadas no enunciado, tais como a forma de transmissão e os sintomas. Ao observar que a doença provavelmente foi contraída após o contato com a água de enchente, fica fácil descobrir que a patologia em questão é a leptospirose. Isso se confirma pelos sintomas, que são febre, dor de cabeça e dores musculares.

Além das doenças, conceitos básicos de imunologia são pedidos  para a realização das provas.  Dois conceitos que nunca podem ser esquecidos são o de vacina e soro.  Observe a questão a seguir:

Questão sobre soro, vacina e antibióticos no Enem 2010:

A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações .

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra leptospirose.
b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

Observe que nessa pergunta não é preciso saber apenas o que são soros, vacinas e antibióticos, é necessário também conhecer o agente causador das duas doenças analisadas na questão. Sabendo que a febre amarela é causada por um vírus e prevenida através de vacinas, que a leptospirose é causada por bactérias e tratada com antibióticos, e que a picada de cobra é tratada com soro antiofídico, fica claro que a resposta da questão é a letra b.

Nas duas questões do Enem analisadas, percebemos a importância de ter conhecimento sobre as principais doenças que acometem os seres humanos. Lembre-se de que a produção de tabelas e esquemas, como o exemplo apresentado no texto, pode ser de grande ajuda para os estudos, uma vez que existem diversas patologias importantes.

Bons estudos!

Para saber mais, acesse as seções:
Doenças causadas por bactérias
Doenças causadas por protozoários
Doenças causadas por vermes
Doenças causadas por vírus
Doenças fúngicas
Doenças do príon
Doenças psicológicas
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Alergias
Câncer