SAT x Enem

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A ideia de fazer um exame geral que pudesse servir como vestibular unificado, não nasceu aqui no Brasil, em 2009, com a aprovação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Pelo contrário, nos EUA e também na China, todos os estudantes que ingressam em universidades são submetidos ao mesmo teste.

No país norte-americano, a avaliação é chamada SAT (Teste de Aptidão Escolar) e é dividida em duas etapas. No país, o exame é considerado algo muito importante, já que a maioria das universidades considera a pontuação alcançada no teste, como um dos principais fatores do processo de admissão.

Na prova 1, são avaliadas as habilidades envolvendo raciocínio verbal e matemática que foram desenvolvidas durante o Ensino Médio. O teste é realizado no formato de múltipla escolha e tem como objetivo possibilitar aos estudantes demonstrar suas capacidades verbais e matemáticas, independente da formação escolar a que tiveram acesso. Já o SAT 2, é um pouco mais complexo e pode avaliar uma série de disciplinas estudadas durante a High School. Neste processo, o estudante pode escolher as provas a que deseja se submeter, tendo em mente a carreira que pretende seguir após se ingressar em uma universidade.
Geralmente, a forma de ingresso nas universidades norte-americanas funciona da seguinte forma:

1. Nota final do SAT 1 e SAT 2;
2. Progressão das notas do SAT 1 e SAT 2;
3. Formulário de intenção de entrada, acompanhado por uma redação com cartas de recomendação de, pelo menos dois professores do colegial, além do Histórico Escolar da High School e um portfólio descrevendo as atividades curriculares que desempenhou durante o colégio;
4. Entrevista por telefone ou pessoalmente com o aluno e um representante do comitê de registro da faculdade.

A porcentagem de cobertura que o ensino superior possui nos EUA é alta, já que há grande disponibilidade de vagas, e também, as faculdades são bem distribuídas geograficamente. Em virtude disso, o SAT pode ser aplicado mais de uma vez ao ano, já que não há necessidade de limitar uma determinada quantidade vagas.

O SAT funciona tanto para avaliar os alunos e permitir o acesso destes ao nível superior, quanto para analisar as escolas e a educação oferecida nas instituições de ensino. O exame tradicional entre os jovens norte-americanos foi criado em 1941 e desde então, tem sido uma das grandes referências em qualidade de educação no país.

Por Juliana Marton