Saiba como se concentrar nos estudos para o Enem

Quem opta por estudar em casa deve tomar alguns cuidados para não atrapalhar sua concentração
Por Lorraine Vilela Campos

Para manter a concentração é preciso escolher um bom ambiente de estudo
Para manter a concentração é preciso escolher um bom ambiente de estudo
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudar sozinho em casa pode ser um desafio para quem se prepara para o Enem. As distrações presentes no lar e a grande quantidade de conteúdo são fatores que podem dificultar a atenção e atrapalhar os estudos. 

É comum que o estudante aumente as horas de estudos nos meses que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas se atolar em páginas e mais páginas de textos e exercícios todos os dias, sem um planejamento e esquecendo dos momentos de descanso, não é a melhor saída. 

Veja também: Exercícios físicos melhoram desempenho de estudantes no Enem

A psicopedagoga Jane Rapoport, orientadora pedagógica da Escola Dínamis, ressalta que o estudo diário requer dedicação e responsabilidade por parte do estudante, mas que o jovem precisa reservar um tempo para o lazer, evitando assim a sobrecarga física e emocional. 

Tópicos deste artigo

Organização

Diminuir as distrações presentes na casa é fundamental para melhorar a concentração nos estudos para o Enem. A psicopedagoga lembra que o local escolhido pelo estudante deve ser arejado, sem muito barulho e com uma boa iluminação. O aluno deve ter acesso fácil a materiais como dicionários, papel para anotações, lápis, borracha e canetas. 

Leia mais: Saiba quais os temas que mais caem no Enem

Se o estudante optar por estudar para o Enem em meios eletrônicos como tablet, celular ou computador, a recomendação é de que isso seja feito no mesmo espaço que foi reservado para o estudo diário. Segundo Jane, o corpo assimila as experiências aos lugares e facilita na concentração e postura. 

Planejamento

Planejamento é muito importante para quem se prepara para o Enem. A psicopedagoga traz algumas dicas. Confira: 

  • Escolha o local adequado e os materiais necessários para o estudo;

  • Estabeleça um objetivo;

  • Tenha em mente o tempo disponível para o estudo em casa;

  • Organize o conteúdo com base no período que você tem para estudar;

  • Cronogramas diários ou semanais para cada disciplina, lembrando do nível de dificuldade que você tem com cada conteúdo, dando ênfase ao que precisa ser reforçado;

O planejamento não deve levar em conta só o momento do estudo. A orientadora pedagógica chama a atenção para a importância de acrescentar os momentos de descanso no seu plano de preparação. “Deve ser dividido em períodos, cuja duração corresponde a 50 minutos de estudo, e uma pausa de 10 minutos para 'refrescar a cabeça'”, destaca. 

Ansiedade

A ansiedade aumenta com aproximação do Enem. Cada estudante reage de uma forma e busca diferentes maneiras para extravasar a preocupação com o exame. 

Saiba como controlar a ansiedade antes do Enem

Respeitar os seus limites e buscar maneiras de relaxar, como assistir algo que gosta, não passar as noites em claro, estar na companhia de amigos algumas vezes por semana, reservar um tempo para as atividades físicas ajudam na tensão pré-Enem. Jane recomenda que o estudante não mude a rotina drasticamente no período que antecede a prova, como ingerir alimentos com os quais seu organismo não está adaptado.