Resolvendo as questões de Biologia mais difíceis do Enem 2016

As questões de Biologia mais difíceis do Enem 2016 exigiam conhecimento básico para serem respondidas e, principalmente, atenção para a interpretação correta.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Na realização das provas do Enem, é essencial a concentração
Na realização das provas do Enem, é essencial a concentração
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Enem é uma prova que se destaca pelo seu carácter contextualizado, com questões que levam o candidato a pensar. De maneira geral, as questões de Biologia abordam temas relevantes e que são bem trabalhados durante todo o Ensino Médio. Assim sendo, o aluno que se dedica aos estudos se sairá muito bem na prova, a não ser que lhe falte atenção.

Mas será que você já está pronto para realizar as provas deste ano? A seguir separamos duas importantes questões de Biologia da prova de 2016 que foram consideradas complexas por estudantes e queremos descobrir sua capacidade de interpretação e conhecimento teórico para resolvê-las. Tente responder às questões a seguir e lembre-se de que, no Enem, uma resposta incorreta pode deixá-lo(a) mais distante da tão sonhada vaga na universidade! Você está preparado?

Questão 61- Caderno Azul

Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre.

O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento.

Espécie
exótica
Área com tela Área sem tela
Densidade
indivíduos/m²
Tamanho médio
dos indivíduos (cm)
Densidade
indivíduos/m
Tamanho médio
dos indivíduos (cm)
Alga 100 15 110 18
Craca 300 2 150 1,5
Mexilhão 380 3 200 6
Ascidia 55 4 58 3,8


O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as)
a) algas, estimulando seu crescimento.
b) cracas, predando especialmente animais pequenos.
c) mexilhões, predando especialmente animais pequenos.
d) quatro espécies testadas, predando indivíduos pequenos.
e) ascídias, apesar de não representarem os menores organismos.

Resolução: Percebe-se que, nesse caso, a questão analisa apenas o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, não sendo necessário nenhum conhecimento aprofundado em Ecologia. Para responder corretamente à questão, o aluno deve analisar e comparar a densidade e o tamanho dos indivíduos em duas situações: na área com tela e na área sem tela.

Nesse momento, a dificuldade gerada é na análise de dados. Analisando as algas, por exemplo, percebe-se que a densidade cresceu na área sem tela, assim como o tamanho médio dos indivíduos. No caso da craca, houve uma queda nos dois quesitos. No mexilhão, a densidade caiu, mas o tamanho médio dos indivíduos elevou-se. Por fim, temos a ascídia, que teve a densidade elevada, mas diminuiu em tamanho. Feita a análise da tabela, devemos ficar atentos ao enunciado da questão, que diz que o pesquisador está analisando o papel da predação

Analisando as alternativas, podemos concluir que a resposta correta é a letra C. Isso se deve ao fato de que os mexilhões diminuíram em número consideravelmente, mas o tamanho médio dos indivíduos aumentou. Esse aumento do número de indivíduos sugere que os animais menores foram predados.

Questão 69- Caderno Azul

Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.
BLOOM, A. J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in fieldgrown wheat. Nature Climate Change, n. 4, abr. 2014 (adaptado).

Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de
a) amido.
b) frutose.
c) lipídeos.
d) celulose.
e) proteínas.

Resolução:  Para responder a essa questão, não basta apenas saber interpretar, é necessário também compreender o papel do nitrato nas plantas. Assim, é necessário fazer algumas perguntas básicas: Como é feita a assimilação de nitrato pelas plantas? Qual é o papel do nitrato no vegetal?

Sabe-se que a planta absorve nitrato, que deve ser reduzido a amônio para a assimilação de nitrogênio. O composto produzido é convertido em aminoácidos, os quais formam cadeias denominadas de proteínas. Assim sendo, a resposta correta é a letra e.

Percebe-se, portanto, que, para se sair bem nas provas de Biologia do Enem, basta ter dedicação e atenção. A interpretação é fundamental para a realização da prova, entretanto, conhecimento básico da disciplina é fundamental. Na última questão, por exemplo, percebe-se que é essencial compreender como os aminoácidos são formados e que a pergunta refere-se aos efeitos da falta de absorção de nitrato. Sendo assim, a fórmula mágica é estudo e foco!