Reino Plantae no Enem

O Reino Plantae no Enem já foi cobrado de diversas formas, mas normalmente dá ênfase à ecologia e às adaptações que permitiram o sucesso evolutivo de cada grupo.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

As plantas são organismos incluídos no Reino Plantae
As plantas são organismos incluídos no Reino Plantae
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Como todos nós sabemos, o Reino Plantae é o reino que inclui todos os tipos de vegetais. É nesse grupo de seres vivos que encontramos organismos que nos fornecem oxigênio e constituem a base da cadeia alimentar. Esse reino tão importante não poderia passar em branco nas provas de vestibular e Enem, não é mesmo? Diante disso, a dica de hoje é sobre como o Reino Plantae pode ser cobrado no Enem.

Primeiramente devemos relembrar que característica um organismo tem que apresentar para ser considerado uma planta. Observe a seguir as principais características de um vegetal:

- São seres eucariontes, ou seja, organismos que possuem células que apresentam carioteca;
- São organismos pluricelulares, ou seja, possuem mais de uma célula em seu corpo;
- Apresentam nutrição autotrófica, ou seja, o organismo produz seu próprio alimento. No caso dos vegetais, eles realizam fotossíntese.

Esse reino pode ser dividido tradicionalmente em quatro grupos principais: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Veja a seguir as características que permitem separar os vegetais nesses grupos:

- Briófitas: São as únicas plantas avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Além disso, elas não apresentam raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes. Como exemplo de briófitas, podemos citar os musgos e hepáticas.
- Pteridófitas: São plantas vasculares, ou seja, que possuem vasos condutores de seiva. Elas também apresentam, diferentemente das briófitas, raiz, caule e folha, porém não apresentam flores, frutos e sementes. Como exemplo de pteridófitas, podemos destacar as samambaias e avencas.
- Gimnospermas: São plantas vasculares, com raiz, caule, folha e sementes. Sua característica principal é a presença de sementes nuas, ou seja, que não apresentam fruto para protegê-las. Como exemplo de gimnospermas, temos os pinheiros e a araucária.
- Angiospermas: São o grupo mais diversificado e apresentam como característica a presença de vasos vasculares, raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Esse grupo apresenta duas novidades evolutivas importantes, a presença de flores que atraem polinizadores e a presença de fruto que protege a semente, além de atrair dispersores. Como exemplo, podemos citar a mangueira, o tomateiro e o alface

Agora que já relembramos um pouco sobre o tema, vamos ver como o assunto é cobrado nas provas do Enem através da resolução de algumas questões:

Questão do Enem de 2010 sobre o Reino Plantae:

Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir o sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora. 
CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun.2004 (adaptado). 

Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos? 

A) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas. 
B) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação. 
C) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves. 
D) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores. 
E) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação. 

Resolução:
As plantas que atraem mamíferos e aves são aquelas que apresentam frutos coloridos, com polpa suculenta e odor agradável ao olfato desses animais. Essas características são importantes, pois fazem que o animal aviste o fruto como um alimento. Sendo assim, a resposta correta é letra d:  Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.

Questão do Enem 2012 sobre as características adaptativas dos vegetais:

A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes.

Observe algumas características adaptativas dos grupos vegetais
Observe algumas características adaptativas dos grupos vegetais.

Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?

a) As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea.
b) Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular
c) Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.
d) Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva.
e) Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta.

Resolução:

Quando falamos em diversidade genética, referimo-nos às diferenças genéticas existentes em organismos de uma mesma espécie. Quando o grão de pólen é liberado, ele pode polinizar indivíduos diferentes, realizando, assim, uma polinização cruzada. Quando esse tipo de polinização ocorre, as diferenças genéticas aumentam. Sendo assim, a resposta correta é letra c:  Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.

Questão do Enem de 2012 em que a botânica é abordada de uma maneira mais ecológica.

Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. 

As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:

a) Cascas finas e sem sulcos ou fendas.
b) Caules estreitos e retilíneos.
c) Folhas estreitas e membranosas.
d) Gemas apicais com densa pilosidade.
e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.

Resolução:
Veja que para responder à questão, não basta conhecer as plantas, é preciso saber como suas características permitem a sua sobrevivência em diferentes ambientes, no caso da questão, no Cerrado. Como dito no enunciado, plantas que vivem nesse local convivem com a seca e queimadas, portanto, precisam sobreviver a essas adversidades. As plantas típicas do Cerrado apresentam caules tortuosos e espessos, com uma grande porção de súber, além da presença de tricomas, cutícula espessa e sistemas subterrâneos. Diante disso, a resposta correta é a letra d) gemas apicais com densa pilosidade.

Você deve ter percebido que a prova não cobra apenas as características básicas dos vegetais. Por essa razão, você deve saber relacionar seus conhecimentos de Botânica com abordagens mais contextualizadas. Normalmente o foco é a Ecologia e as adaptações que favoreceram a sobrevivência de determinado grupo de plantas. Entretanto, para responder corretamente a essas questões, é necessário um conhecimento das características principais do Reino Plantae.

Fique atento à leitura das questões! Bons estudos e boa prova!

Assista às nossas videoaulas