Redações do Enem 2012 serão corrigidas por mais de 5,6 mil profissionais

Proporção é de 722 redações por corretor, mas o número pode dobrar.
Em 06/11/2012 13h59 , atualizado em 19/07/2022 14h49 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou nesta terça-feira, 6 de novembro, que 5.683 profissionais foram contratados para corrigir as provas de redação da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O tema deste ano foi: “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”.

A média ficará em 722 redações por corretor, considerando que mais de 4,1 milhões de estudantes fizeram as provas. Como cada redação será avaliada por, no mínimo, dois profissionais, essa média deve dobrar. As correções começam na próxima semana e duram pouco mais de um mês.

A partir desta edição o critério de correção das redações do Enem mudou. Agora, caso as notas dadas pelos dois corretores em uma competência diferenciem em mais de 80 pontos, ou caso as notas finais diferenciem em mais de 200 pontos, um terceiro corretor irá avaliar a redação. Antes, o terceiro examinador só era acionado quando a diferença entre as notas finais fosse superior a 300 pontos.

Uma banca examinadora ainda poderá ser acionada se a diferença permanecer em mais de 200 pontos, após a avaliação do terceiro corretor. Essa banca, composta por três professores especialistas e presidida por um doutor, será a responsável por atribuir a nota final.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando não houver necessidade de um terceiro corretor, a nota final da redação será a média aritmética das pontuações dadas pelos dois corretores. Em caso de três avaliadores, a nota final será a média das duas pontuações que mais se aproximarem. O Inep estima que cerca de 1,2 milhão de redações receberão a terceira correção e que aproximadamente 200 mil sejam avaliadas pela banca.

A redação do Enem poderá ser zerada se fugir ao tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, for entregue em branco ou com sete linhas ou menos, apresentar cópias da coletânea e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

Outra novidade desta edição do Enem é a possibilidade do participante acessar a correção de sua redação. Segundo o Inep, as redações corrigidas estarão disponíveis para consulta a partir de 15 de fevereiro de 2013. No entanto, ainda não será possível entrar com recurso contra a nota. O resultado do Enem 2012 está previsto para 28 de dezembro.

Por Adriano Lesme