Questões sobre Ondas no Enem

Frequentemente são cobradas questões sobre ondas no Enem, que abordam, em sua maioria, temas relativos ao cotidiano.
Por Mariane Mendes Teixeira

Um tema constante em questões do Enem é a transmissão de sinais por meio de ondas eletromagnéticas.
Um tema constante em questões do Enem é a transmissão de sinais por meio de ondas eletromagnéticas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O conteúdo de Ondas frequentemente é cobrado nas questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem. Por essa razão, o Vestibular Brasil Escola traz para você algumas dicas e exemplos de como o tema normalmente é abordado no exame.

De acordo com o edital, as questões sobre ondas no Enem podem abordar os seguintes assuntos: feixes e frentes de onda; reflexão e refração; pulsos de ondas; período e frequência; relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda, e o comportamento das ondas em diferentes meios de propagação (veja ondas periódicas).

As ondas são pulsos energéticos que se propagam em meios materiais, ou no espaço, transportando energia. Graças a essa propriedade, elas são a base para o funcionamento de muitos dispositivos do nosso cotidiano, como celulares, internet, rádio e televisão. Também são indispensáveis para os nossos sentidos básicos, como visão e audição, uma vez que a luz e o som também são ondas.

As questões sobre ondas no Enem costumam voltar-se para temas que envolvem as aplicações dos fenômenos ondulatórios no nosso dia a dia, de forma a estimular a análise e o pensamento crítico dos estudantes. Como exemplo, veja as questões sobre ondas no Enem resolvidas que foram retiradas do caderno amarelo da prova de 2013:

QUESTÃO 55 

Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle. 
A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de 

a) terem fases opostas. 
b) serem ambas audíveis. 
c) terem intensidades inversas. 
d) serem de mesma amplitude. 
e) terem frequências próximas.

Resolução
O fenômeno que pode interferir nas comunicações do piloto com a torre é a interferência, que ocorre de maneira mais intensa quando as ondas possuem frequências próximas.
Alternativa E

Questão 53 

Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.

Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol

Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm. 
Disponível em: www.ufsm.br. 
Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado). 

Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de 

a) 0,3
b) 0,5
c) 1,0
d) 1,9
e) 3,7.

Resolução
Inicialmente podemos calcular o comprimento de onda multiplicando a distância entre as pessoas, 0,8 (80 cm = 0,8m), pelo número de “distâncias”, que é 15, visto que há 16 pessoas:

λ = 15 . 0,8
λ = 12 m

Em seguida, calcula-se a frequência através da seguinte expressão:

f = v
       λ 

Dada a velocidade (v = 45 km/h), devemos passar sua unidade de medida para m/s. Para isso, basta dividi-la por 3,6:

v = 45  = 12,5 m/s
      3,6

Substituindo na equação:

f = 12,5 = 1,04
       12

O valor obtido é mais próximo de 1 Hz, portanto, a resposta correta é a alternativa C.

Agora que você já viu os exemplos, confira as provas e gabaritos do Enem dos anos anteriores no nosso site. Leia também mais sobre os fenômenos ondulatórios e algumas curiosidades na nossa seção sobre ondas, onde você encontrará as principais definições, equações e aplicações desse conteúdo.

Boa sorte!

Assista às nossas videoaulas