Questões de Geografia do Enem 2016 com elevado nível de exigência

As questões de Geografia mais difíceis do Enem 2016 exigiam, além do conhecimento sobre os temas, boa capacidade de análise e interpretação.
Por Amarolina Ribeiro

Algumas questões de Geografia do Enem 2016 foram verdadeiros desafios de análise, interpretação e conhecimento.
Algumas questões de Geografia do Enem 2016 foram verdadeiros desafios de análise, interpretação e conhecimento.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

De forma geral, o conjunto de questões relacionadas com os conteúdos de Geografia no Enem 2016 apresentaram um nível de dificuldade mediano. No entanto, algumas chamaram a atenção no que diz respeito ao grau de conhecimento exigido. 

Vamos analisar duas dessas questões:

Questão: 42 – Caderno Branco / 03 – Caderno Azul / 20 – Caderno Rosa / 05 – Caderno Amarelo.

Para responder a essa questão, o candidato deveria ter conhecimento sobre geopolítica e saber dos conflitos territoriais e de soberania que têm ocorrido no Mar da China. Essa área vive uma crise porque vários países querem ter a soberania territorial. Todavia, a China é, sem dúvidas, a nação com maior poderio econômico e estratégico e acaba por impor sua soberania.

A existência de consideráveis jazidas de petróleo e gás natural no Mar da China Meridional tem feito com que o país busque expandir o seu controle sobre esse mar, afirmando sua soberania sobre áreas da plataforma continental, também reivindicadas por Filipinas e Vietnã, o que tem gerado conflitos.

A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma área de exploração econômica adjacente ao mar territorial de um determinado país. Nesse sentido, a soberania dessa região está atrelada ao respectivo mar territorial. A instalação de uma plataforma de exploração em uma ZEE de outro país causa uma situação de conflito por ferir a soberania territorial.

Questão: 31 – Caderno Branco / 12 – Caderno Azul / 02 – Caderno Rosa / 08 – Caderno Amarelo.

Essa questão exige do candidato amplo conhecimento sobre os conceitos relacionados com os movimentos migratórios. Além disso, é preciso estabelecer a relação entre a imagem, o texto e o conceito adequado. 

A imagem mostra um tipo de moradia com possibilidade de mobilidade, uma vez que está em cima de trilhos. O movimento pendular (ou migração pendular) é um fenômeno urbano que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária.

Conhecer o conceito desse tipo de migração – movimento pendular - auxiliaria na resolução da questão. No entanto, também é necessário eliminar as outras alternativas e, para isso, seria necessário conhecer as definições dos outros conceitos relacionados com os movimentos migratórios e da dinâmica espacial urbana.

Normalmente as pessoas moram no subúrbio ou nas cidades no entorno dos grandes centros urbanos e, por isso, precisam deslocar-se para esses centros diariamente. Esse é o movimento pendular. Entretanto, a partir da análise da notícia e da imagem, é possível concluir que os moradores não têm a necessidade de realizar esse movimento diário, uma vez que suas casas podem mover-se de acordo com a necessidade do trabalho ou do descanso.