Questão 2

Por Melissanda Ferreira Lenza

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Alternativa correta – Letra A

(A) Uma colônia de formigas é formada por diferentes tipos de indivíduos adultos. Cada um desses tipos constitui uma casta. Assim, uma colônia de formigas consta das seguintes castas: rainha (sexo feminino), sua função é liderar a colônia e pôr ovos férteis para perpetuação dos indivíduos; operária (sexo feminino), são destinadas a realizar as tarefas dentro do ninho, cuidar das larvas e forragear; soldado (sexo feminino), seu principal e único papel é proteger e defender as entradas da colônia contra possíveis predadores e outras espécies de formigas que tentem invadi-la; macho (sexo masculino), é o responsável por acasalar com a rainha durante o vôo nupcial, deixando-a fecundada para a perpetuação da espécie.
(B) A presença ou não de formigas machos num formigueiro, não influencia no sucesso da organização social do mesmo.
(C) Taxas de mortalidades e formigas que se afastam das colônias não influenciam a organização social de um formigueiro.
(D) A existência de patrulheiras/soldados que protegem e defendem a entrada do formigueiro também contribui para a organização social de um formigueiro, mas não se resume só nisto.
(E) O fato de as rainhas serem fecundadas antes do estabelecimento de um novo formigueiro não está diretamente ligado ao sucesso da organização social do mesmo. A partir da rainha fecundada teremos a formação e organização de um formigueiro.