Provas do Enem 2016 estão adiadas em 304 escolas ocupadas

Mais de 191 mil participantes farão novas provas nos dias 3 e 4 de dezembro.
Em 01/11/2016 15h50 , atualizado em 01/11/2016 16h27 Por Lorraine Vilela Campos

Enem
Enem
Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foi adiado em 304 escolas que estão ocupadas em 126 municípios. O adiamento foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 1º de novembro. 

O prazo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para a desocupação das escolas se esgotou no fim da noite de ontem (31). Segundo o órgão, 191.494 participantes estavam convocados para fazer as provas nas escolas ocupadas. Agora, eles farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Os novos locais de prova serão informados por SMS, no aplicativo do Enem e na Página do Participante. A lista com os colégios ocupados será divulgada no início da noite de hoje (1º).

Vale ressaltar que os estudantes que farão o Enem em nova data são os que tiveram os locais de prova definidos para as escolas ocupadas, independente de participarem das ocupações, e não os manifestantes que nelas estão. 

Prejuízo

A suspensão do Enem nas escolas ocupadas representa um prejuízo de milhões para os cofres públicos. Considerando o custo de R$ 90 por participante, segundo dados do MEC, o prejuízo será de R$ 17,2 milhões. Esse cálculo envolve impressão dos cadernos, mobilização de colaboradores e os corretores das redações. 

Ocupações

As ocupações de escolas públicas começaram no início de outubro. Entre os motivos do movimento estão a Medida Provisória 746/2016, conhecida como a MP do Novo Ensino Médio; a PEC 241, a proposta que prevê o congelamento nos gastos públicos para os próximos 20 anos e as diferentes reivindicações de cada estado, como o sucateamento de colégios, a falta de professores e outros. 

O Paraná é o estado com o maior número de escolas ocupadas, representando 85% do total. Uma assembleia foi realizada na última semana para decidir se as escolas seriam desocupadas exclusivamente para o Enem, mas a proposta foi rejeitada e as ocupações mantidas. O pedido do movimento Ocupa Paraná aos órgãos responsáveis foi para o remanejamento dos locais do Enem para outras instituições, evitando o prejuízo aos alunos. 

A assembleia paranaense decidiu que os estudantes de cada escola têm autonomia para decidirem ou não pela desocupação. No entanto, os participantes garantiram que não desocuparão os locais sem que as reinvindicações sejam atendidas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar do Paraná contar com a maior representatividade nas ocupações, outros estados também estão com escolas ocupadas, além de universidades e institutos federais. Mesmo com o crescimento diário de instituições tomadas por alunos, a Justiça determinou a desocupação de algumas por meio da reintegração de posse. 

Locais de Prova

Até a tarde de hoje (1º), mais de 70% dos participantes de todo o Brasil já haviam acessado seus Cartões de Confirmação de Inscrição, para conhecer seus locais de prova. O documento contém a unidade, bloco, andar e sala em que o exame será aplicado, assim como a opção de língua estrangeira, a solicitação do uso das notas para certificação do ensino médio e a necessidade de atendimento especializado ou específico. 

Enem 2016

O Enem 2016 será realizado em 5 e 6 de novembro. A expectativa inicial do Inep é de 8,6 milhões de inscritos, número que será reduzido por causa das ocupações, já que parte dos estudantes só contarão com provas no mês de dezembro devido às ocupações. 

O primeiro dia contará com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Ciências Humanas. Já o segundo será composto por 45 perguntas de Matemática e 45 de Linguagens e Códigos, além da redação. 

Consulte a hora em que o Enem começará no seu estado

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. As provas começam às 13h30, após todos os procedimentos de segurança necessários e abertura dos malotes nas salas de aulas na presença dos participantes. Todos os horários do Edital se referem ao de Brasília. 

Estude no Brasil Escola

Faltam quatro dias para o Enem. Que tal revisar os conteúdos que foram estudados, hein? Acesse as dicas do Brasil Escola, faça o simulado, visite o Banco de Redações e veja como os textos são avaliados e analise as provas anteriores

Correção no Brasil Escola

Tradição há vários anos, o Brasil Escola te ajuda na ansiedade para saber se foi bem ou mal no Enem. Em parceria com o colégio Oficina do Estudante, a Correção Comentada será divulgada em tempo real no próximo fim de semana. Fique ligado (a)! Saiba mais nesta notícia


Relacionados

Enem
Brasil Escola fará a correção comentada do Enem 2016
Pelo 9º ano consecutivo, o Brasil Escola disponibilizará a correção comentada do Enem 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.
Notícias
Enem
Confira os itens necessários, permitidos e proibidos no Enem 2016
Apesar do Edital do Enem 2016 ser claro sobre os itens necessários, permitidos e proibidos, ainda restam dúvidas sobre o que levar ou não.
Notícias
Enem
Enem 2016 é adiado em mais 60 escolas ocupadas
MEC anunciou o adiamento das provas do Enem 2016 em mais 60 escolas que estão ocupadas por estudantes.
Notícias
Enem
Enem 2016: Professor lista cinco temas de Física que mais caem nas provas
Enem 2016: Professor lista cinco temas de Física que mais caem nas provas. Conteúdos são presença contante em Ciências da Natureza, no Exame.
Notícias
Enem
Enem 2016: confira os temas que mais caem na prova de Química
Professor lista nove temas de Química que mais caem no Enem e que podem estar presentes nas provas de 2016.
Notícias
Enem
Inep divulga notas do Enem 2015 das escolas com ensino médio integrado
O Inep disponibilizou nesta segunda-feira, 31 de outubro, os resultados do Enem 2015 das escolas com Ensino Médio integrado à Educação Profissional.
Notícias
Enem
Justiça nega pedido de suspensão do Enem 2016
O pedido de suspensão do Enem 2016 foi negado na noite de ontem, 3 de novembro, pela juíza federal Elise Frota.
Notícias
Enem
MPF no Ceará pede suspensão do Enem 2016
Após a confirmação de adiamento das provas em 304 escolas ocupadas em 126 municípios, o MPF-CE pediu a suspensão do Enem 2016 em todo o Brasil.
Notícias