Provas da edição 2012 do Enem iniciam na tarde deste sábado

Mais de 5,7 milhões de inscritos são esperados; sabadistas devem estar atentos a hora.
Em 03/11/2012 00h15 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Enfim chegou o dia! Hoje, 03 de novembro, será o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Neste sábado serão 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).

As provas serão das 13h às 17h30, mas é recomendado que os inscritos cheguem com antecedência. Os portões de acesso aos locais serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. A hora a ser seguida é a de Brasília, mesmo para as localidades que não adotam o horário de verão.

Todos os sabadistas deverão chegar aos locais no mesmo horário que os demais candidatos, porém eles ficaram em salas reservadas esperando o horário para começar seus testes. Para o exame é preciso levar o documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Não é obrigatório portar o Cartão de Confirmação de Inscrição, com os locais de prova, porém é recomendado. Quem não o recebeu em casa deve acessá-lo através dessa página. Se ainda assim tiver algum problema deve entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800-616161. A ligação só é completada por telefone fixo ou público.

Antes de começar a responder às questões do Enem, o participante terá que ler as orientações do cartão-resposta e dos cadernos de provas. O estudante não pode esquecer de assinar o cartão-resposta, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. A falta de qualquer um desses procedimentos acarretará na anulação da prova.

O Brasil Escola, em parceria com o colégio Oficina do Estudante, fará a correção comentada das questões nos dois dias logo após o encerramento de cada dia dos exames, ainda será publicado um gabarito não oficial. A divulgação do oficial está prevista para a próxima quarta-feira, 07 de novembro.

Neste domingo as provas serão compostas por uma redação e responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e das 45 de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). O resultado final do Enem 2012 sai em 28 de dezembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foram recebidas 6.497.446 inscrições, sendo que 5.791.290 foram confirmadas com o pagamento da taxa ou a isenção, um recorde. Nesta edição o exame acontecerá em 15.076 locais de prova em 1.615 municípios. O estado com o maior número de inscritos é São Paulo, são 932.493. Consulte o Edital do exame para outros detalhes.

Por Dayse Luan