Prova Amarela - Questão 63

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.



Se a arte rupestre representada ao lado fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gabarito: E

Resolução:

Apesar de não fornecer os dados referentes ao aparecimento dos primeiros hominídeos, o gabarito da questão é número 5. Pois, se o mês de dezembro corresponderia aos últimos 1,25 bilhões da História do Universo e os primeiros Homo sapiens tivessem surgido a 120 mil anos atrás, as primeiras manifestações da arte rupestre seriam correspondentes aos últimos quatro minutos do mês de dezembro.

Questão anterior