Prova Amarela - Questão 24

Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A passagem de uma quantidade adequada de corrente elétrica pelo filamento de uma lâmpada deixa-o incandescente, produzindo luz. O gráfico abaixo mostra como a intensidade da luz emitida pela lâmpada está distribuída no espectro eletromagnético, estendendo-se desde a região do ultravioleta (UV) até a região do infravermelho.

A eficiência luminosa de uma lâmpada pode ser definida como a razão entre a quantidade de energia emitida na forma de luz visível e a quantidade total de energia gasta para o seu funcionamento. Admitindo-se que essas duas quantidades possam ser estimadas, respectivamente, pela área abaixo da parte da curva correspondente à faixa de luz visível e pela área abaixo de toda a curva, a eficiência luminosa dessa lâmpada seria de aproximadamente

a) 10%.

b) 15%.

c) 25%.

d) 50%.

e) 75%.

Gabarito: C

Resolução:

Observando a área abaixo da curva, assim como diz o enunciado, pode-se perceber que temos uma quantidade de cinco quadrinhos em negrito para um total de vinte quadrinhos que estão localizados abaixo da curva. Sendo assim, ao realizar uma regra de três simples podemos constatar que a eficiência luminosa da lâmpada em questão é de 25%. Veja os cálculos:

20 ------ 100%
5 ------ x %

X = 500
        20

X = 25

Questão anterior --- Próxima questão